AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E EXPRESSÃO SEXUAL EM LINHAGENS DE MAMONA (Ricinus communis L.)

383 palavras 2 páginas
AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E EXPRESSÃO SEXUAL EM LINHAGENS DE MAMONA (Ricinus communis L.)

Cristiane Harumi Okita, Maurício Dutra Zanotto, Ana Carolina da Costa Lara, Laerte Gustavo Pivetta, Guilherme Camara Seber*, Campus de Botucatu - Faculdade de Ciências Agronômicas – Agronomia - crisokita@yahoo.com.br – TI/CNPQ

Palavras Chave: Híbridos, Produtividade, Colheita Mecanizada.

Introdução
Para garantir a competitividade da cultura da mamona no Brasil, o uso de tecnologia e desenvolvimento de materiais melhorados geneticamente é fundamental. A avaliação de características agronômicas e da expressão sexual do racemo são ferramentas que auxiliam nos programas de melhoramento para obtenção de aumento de produtividade, precocidade e porte baixo para colheita mecanizada. O objetivo do presente trabalho foi avaliar características agronômicas e a eficiência da seleção para aumento da porcentagem de flores femininas em mamona.
Material e Métodos
Foram avaliadas 20 linhagens de mamona obtidas a partir de quatro ciclos de seleção para alta porcentagem de plantas femininas. O experimento foi instalado na Fazenda Experimental Lageado, da Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, campus de Botucatu (SP), na safrinha de 2011. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições. Cada unidade experimental era composta por uma linha contendo cinco plantas espaçadas por 0,5 m. O espaçamento entre linhas utilizado foi de 1 m, totalizando 2,5 m2 por unidade experimental. As características avaliadas foram número de nós, altura de plantas, altura de inserção do racemo primário, comprimento total do racemo primário, comprimento efetivo do racemo primário, porcentagem efetiva do racemo primário e frequência de plantas femininas. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F ao nível de 5% de probabilidade e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade.
Resultados e

Relacionados