Avaliação das características químicas dos ácidos graxos presentes nos resíduos viscerais do abate de Jacaré-do-Pantanal (caiman yacare), visando à produção de biodiesel

884 palavras 4 páginas
Avaliação das características químicas dos ácidos graxos presentes nos resíduos viscerais do abate de Jacaré-do-Pantanal (caiman yacare), visando à produção de biodiesel
Introdução
Dentre as fontes alternativas de energia pode-se citar o biodiesel, definido como ésteres graxos de até quatro carbonos, produzido, principalmente, a partir da transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais in natura ou residuais, podendo ser utilizados puros ou em diferentes proporções com o diesel fóssil, sem nenhuma modificação dos motores.
Atualmente há uma grande variedade de óleos vegetais e gordura animais que podem ser utilizadas para produção de biodiesel. No entanto, o biodiesel produzido por essas matérias primas irão apresentar algumas propriedades peculiares originadas desses óleos e gorduras, pois a composição diversificada de seus ácidos graxos é um fator que influência nas propriedades do biodiesel. Assim sendo, é necessário que haja a caracterização dos mesmos, pois cada biodiesel terá a sua característica própria quanto às propriedades físico-químicas da matéria prima que o origina (GREGÓRIO & ANDADE, 2004).
Não é possível distinguir se um óleo é necessariamente melhor do que o outro para produção de biodiesel, contudo se avaliar as características das moléculas envolvidas pode-se verificar que algumas composições são mais adequadas que outras. Pode observar pela fórmula dos ácidos e dos triglicerídeos, que eles variam basicamente pelo: tamanho da cadeia de cada radical, presença ou ausência de insaturações em cada uma dessas cadeias e posições das insaturações. São essas características que terão influência direta nas condições de reação para formação do produto e nas etapas posteriores de separação e utilização do biodiesel (KNOTHE, 2005).
Isto posto, objetiva-se com essa trabalho avaliar as características químicas dos ácidos graxos que compõem os resíduos viscerais do jacaré-do-pantanal, visando a produção de biodiesel.
Metodologia
Para a

Relacionados