Avaliação da Remoção de Cianotoxinas no sistema de filtração lenta e coluna de polimento

1014 palavras 5 páginas
AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE CIANOTOXINAS NO SISTEMA DE FILTRAÇÃO LENTA E COLUNA DE POLIMENTO

INTRODUÇÃO
A água é um recurso essencial para a vida dos seres vivos e tem sofrido grande deterioração devido principalmente, à ação antrópica.
Nos últimos anos constatou-se um acentuado aumento na utilização dos recursos hídricos, principalmente devido ao grande crescimento dos centros urbanos e ao desenvolvimento das atividades agrícolas e industriais. Como conseqüência, têm-se agravado continuamente os problemas de poluição dos mananciais.
Um desses problemas está relacionado ao processo de eutrofização que atinge inúmeros reservatórios de acumulação utilizados para abastecimento público.
A eutrofização de um corpo d’água se manifesta mediante aumento excessivo de algas e outros microrganismos, principalmente as chamadas cianobactérias, pois estas produzem substâncias tóxicas que podem causar enfermidades à população que venha a consumir água contaminada por esses organismos.
Antigas escritas Gregas recomendavam como tratamento de água, entre outros métodos, a filtração através de carvão. Mas a filtração passou a ser difundida no decorrer do século XVIII estabelecendo-se como meio eficaz de remoção de partícula da água, embora o grau de clarificação não fosse mensurável naquela época. A partir do inicio dos anos 1800, a filtração lenta em areia começou a ser usada de maneira regular na Europa.
Filtração é o processo que remove as impurezas presentes na água bruta (filtração lenta); na água coagulada ou floculada (filtração rápida direta); ou na água decantada (filtração rápida) pela passagem destas em um meio granular poroso, geralmente constituído em camadas de pedregulho, areia e antracito (comum nos filtros rápidos).
Um dos métodos físicos de tratamento que merece destaque é a filtração lenta, a qual é uma tecnologia que tem sido utilizada para filtração da água potável há centenas de anos. Este processo de tratamento consiste da passagem da água por meio

Relacionados

  • cianobacterias
    24370 palavras | 98 páginas
  • Prosab
    95132 palavras | 381 páginas
  • Classificação de Serviços
    10680 palavras | 43 páginas