Avaliação da Infraestrutura para Implementação do Padrão na Construção de Laticínios em Major Isidoro - AL

325 palavras 2 páginas
Avaliação da infraestrutura para implementação do padrão na construção de laticínios em Major Isidoro - AL

INTRODUÇÃO
O município de Major Isidoro localiza-se no sertão de Alagoas. Ligado a mais 11 municípios do Estado, desde 1920 constituíam a Bacia Leiteira, região responsável, no período de 1990 a 2000, pela maior produtividade de leite da região nordeste, segundo dados de 2000 da Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Major Isidoro é referência na Bacia Leiteira Alagoana devido à alta produção, boa qualidade genética do rebanho bovino e longa experiência dos produtores nesse ramo de atividade. A produção dos derivados do leite se tornou um dos principais meios econômicos da cidade. Entretanto, muitos desses laticínios não possuem uma infraestrutura adequada, não somente devido à falta de recursos como também a falta de fiscalização nesses lugares.
A infraestrutura de qualquer propriedade destinada à produção de leite consiste em um conjunto de características próprias e únicas, cujos fatores a serem considerados devem ser avaliados de forma global e interativa, quanto à disponibilidade dos recursos produtivos: terra, capital e mão-de-obra. Este procedimento é essencial para o sucesso na atividade, quer seja ao iniciar, ao reestruturar ou ao promover uma expansão no sistema de produção.
A infraestrutura de um laticínio está diretamente ligada à qualidade final do produto pois, os estabelecimentos devem estar aptos para obter produtos adequados para o consumo humano. Para as observações relacionadas a infraestrutura , utilizamos as leis relacionadas para o laticínio e/ou queijaria, como ao constatar no ANEXO I da Portaria n° 326/97 – MS, 5. Requisitos Gerais para Estabelecimentos Produtivos/ Industrializadores de Alimentos. As observações serão realizadas com maior cuidado e obedecendo as justificativas do mesmo. O trabalho abordará a situação atual e em seguida comentários pertinentes a legislação.

Relacionados

  • Diario Oficial 2015 03 25 Completo
    108678 palavras | 435 páginas
  • conhencimentosgerais
    137993 palavras | 552 páginas