AVALIAÇÃO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DA BANDARRA (Schizolobium amazonicum Huber ex Duck ) EM TRÊS PROFUNDIDADES DE SEMEIO.

491 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA
CAMPUS DE ROLIM DE MOURA

METODOLOGIA CIENTIFICA
Profº: Euvino Ferreira

Marilda de Oliveira
Nathalia de A. Almeida
Viviane Fagundes de Lima

ROLIM DE MOURA 21/09/2009

AVALIAÇÃO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DA BANDARRA (Schizolobium amazonicum Huber ex Duck ) EM TRÊS PROFUNDIDADES DE SEMEIO.

INTRODUÇÃO

A bandarra é uma espécie da floresta amazônica que vem sendo muito utilizada nos programas de reflorestamento do estado de Rondônia, tanto por ser de crescimento rápido como pelo bom comportamento em plantio homogêneos. A madeira é usada para caixaria, fabricação de compensados, laminados, brinquedos e em miolo de painéis e de portas para interior. A Germinação é epígea e fanerocotiledonar ( Biachetti et AL., 1997 ).
As sementes apresentam dormência devido a impermeabilidade do tegumento à água. Antes da semeadura devem submetidas a tratamento pré- germinativo. Com imersão em água fervente (95º-100º) e permanência na água após desligar a fonte de calor por 12 horas. Sem o tratamento o tempo inicial médio e final é de 6,68 e 115 dias, respectivamente. Com o tratamento, o processo é acelerado com tempo inicial médio e final de 3,8,21 dias, respectivamente, podendo alcançar 75-100% de germinação( Sousa et AL.,2005 ).

OBJETIVO GERAL

Conduzir um experimento com intuito de comparar a porcentagem de germinação de semente de bandarra em três níveis de profundidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Selecionar as sementes viáveis.
Quebrar a dormência das sementes, utilizando água fervente, e imersão na mesma água por 12 horas.
Preparar o substrato para o semeio em recipientes de madeira.
Obter dados sobre a porcentagem de germinação nas três profundidades.

JUSTIFICATIVA

São encontrados muitos trabalhos na literatura sobre a quebra de dormência de sementes da bandarra, porem poucos mencionam a melhor profundidade

Relacionados