AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E DO MECANISMO DE AÇÃO DE UMA PROTEINA LIGANTE À QUITINA DE Moringa oleifera LAMARCK (Mo-CBPз)

857 palavras 4 páginas
Biologia da célula

Trabalho com base nas pesquisas presentes nos E.U. (Encontros Universitários)

Curso: Ciências Biológicas

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E DO MECANISMO DE AÇÃO DE UMA PROTEINA LIGANTE À QUITINA DE Moringa oleifera LAMARCK (Mo-CBPз)

Almeida, M.G.G.; Oliveira, L. I.; Batista, A. B. Gifoni, J.M; Vasconcelos, I. M.

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil

Resumo:
A Moringa oleifera pertence à família Moringaceae, que é composta apenas do gênero Moringa e composta por quatorze espécies. Essa espécie é nativa do Nordeste da Índia, mas tem se desenvolvido bem em vários países dos trópicos, inclusive no Brasil, principalmente na região Nordeste. O grupo responsável pela pesquisa purificou uma nova proteína ligante à quitina de sementes de M. oleifera, denominada Mo-CBP, com afinidade sobre fungos fitopatogênicos, dentre esses Fusarium solani. No trabalho, os objetivos da proposta foram focados no estudo dessa proteína em áreas funcionais. Para tanto, foi dado prosseguimento a avaliação de suas propriedades antifúngicas quando submetida a diferentes valores de ação de seu mecanismo. Nesse contexto, Mo-CBPз (0,05 mg/mL) foi capaz de inibir o crescimento micelial de F. solani e apresentou tanto efeito fungistático como fungicida, dependendo da concentração usada, além de inibir a germinação dos conídios em praticamente todos os valores de pH testados. Após contato com a Mo-CBPз, o grupo declarou ter observado na célula fúngica desorganização do sistema de endomembranas, condensação do citosol e aumento de vacuolização. Os resultados obtidos demonstraram a estabilidade da Mo-CBPз a variações de pH e sugerem que a ação antifúngica dessa proteína decorre, primariamente de uma interação com a superfície da célula fúngica. Os resultados encontrados permitiram um maior conhecimento das

Relacionados