Avaliação da efieciência da drenagme pluvial no bairro Bethania

4003 palavras 17 páginas
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA PLUVIAL NO BAIRRO BETHÂNIA

IPATINGA
2013

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA PLUVIAL NO BAIRRO BETHÂNIA

IPATINGA
2013

SUMÁRIO

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

RESUMO
Devido aos constantes alagamentos ocorridos no bairro Bethania que remete aos moradores grandes perturbações torna-se necessário a avaliação do sistema de drenagem pluvial, a fim de assegurar o seu pleno funcionamento. Este transtorno pode ser causado por vários motivos como: aumento do contingente populacional, sistema que se encontrar defasado ou por falta de manutenções ou por conta de períodos de grandes volumes de chuvas. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo detectar possíveis falhas de drenagem pluvial. Será realizada uma investigação in loco para coleta de dados do sistema de microdrenagem e macrodrenagem e uma pesquisa com os moradores do local para averiguar se há prejuízos de seus patrimônios relacionados a falha do sistema. Portanto, com as informações obtidas e embasadas em autores como Carlos E. M. Tucci, Aluísio Pardo Canholi e John E. Gribbin será avaliado a situação atual e a partir dos resultados, caso seja necessário, se definirá uma proposta de melhoria e adequação.
Palavras chave: Drenagem pluvial, microdrenagem, macrodrenagem, alagamentos.

1 INTRODUÇÃO
A eficiência do sistema de Drenagem Urbana Pluvial de uma cidade está diretamente ligada ao Planejamento Urbano da mesma. Quando um Município está em fase de expansão, ou já se consolidou como uma cidade próspera atrai a população em busca de emprego e melhores condições de vida, favorecendo o aumento populacional (SANTOS,2009).
No entanto, o crescimento urbano desordenado, a impermeabilização do solo, construções edificadas em locais inadequados,

Relacionados