AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E DO TEOR DE POLIFENÓIS TOTAIS EM HORTALIÇAS SOB CULTIVOS CONVENCIONAL E ORGÂNICO.

869 palavras 4 páginas
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E DO TEOR DE POLIFENÓIS TOTAIS EM HORTALIÇAS SOB CULTIVOS CONVENCIONAL E ORGÂNICO.

O sistema de produção denominado atualmente de convencional baseia-se na utilização intensiva de insumos químicos (agrotóxicos), mecanização pesada e melhoramento genético voltado para a produtividade física. No entanto, esse padrão de produção visando exclusivamente à produtividade, vem sendo muito questionado, em função da divulgação de aspectos negativos (ARBOS, 2010). Na produção orgânica de hortaliças, o agricultor é obrigado a não utilizar agrotóxico e fertilizante químico de alta concentração e solubilidade, e utilizar tecnologias (princípios e processos) conservacionistas (SILVA, 2011). A procura por produtos orgânicos é expressiva em todo o mundo, devido à conscientização da população sobre os riscos, para a saúde, decorrentes da presença de resíduos químicos nos alimentos (STERTZ, 2005).
Em relação a qualidade dos alimentos orgânicos em comparação aos alimentos convencionais, poucos estudos foram conclusivos. Pesquisadores afirmam existir um grande número de fatores que podem afetar a qualidade de um alimento, como fatores genéticos (variedades), clima, condições de solo, armazenamento pós-colheita e modo de produção (orgânico ou convencional) (ARBOS, 2010). Dessa forma, este trabalho objetiva-se determinar a influência dos cultivos convencional e orgânico sobre o teor de fitoquímicos, e de suas capacidades antioxidantes em alface e couve.

Dpph
3,3 DPPH ensaio radicais livres O efeito dos extractos sobre radical DPPH foi estimada utilizando o método de Brand-William et ai. (1995), com modificações de Li et ai. (2005). O método envolve a reacção dos antioxidantes com o DPPH radical estável em uma solução de metanol (60 mM). Extractos de amostra (150 uL) foram feitos reagir com 2,85 mL de DPPH solução radical durante 60 min. A absorvância a 515 nm foi medida e usada para calcular o nível de capacidade eliminação de radicais

Relacionados