Avaliação da atividade antinflamatoria de extrato da planta dalbergia monetaria da amazônia sobre o modelo de peritonite induzido por carragenina 1%

417 palavras 2 páginas
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTINFLAMATÓRIA DE EXTRATO DA PLANTA Dalbergia Monetaria DA AMAZONIA SOBRE O MOODELO DE PERITONITE INDUZIDO POR CARRAGENINA 1%.
Aline Araújo, Ester Lopes, Felipe Silva, Luana Albuquerque, Luane Cabral e Natally Marreiros.
RESUMO
A espécie vegetal Dalbergia Monetaria L. f., conhecida como Verônica. Utilizada popularmente no tratamento de complicações uterinas, infecções, ferimentos e usa-se a casca como xarope e chá. Na triagem fitoquímica do extrato bruto etanólico identificou-se a presença de saponinas espumídicas que, podem estar relacionadas com a atividade larvicida, espermicida, antiinflamatória e antiviral; fenóis, que estariam relacionados à ação antioxidante, antimicrobiana e antiviral; taninos,que apresentam ação antifúngica, bactericida, antidiarreico e podem ser utilizadas no tratamento de feridas e inflamações; e açúcares redutores utilizados como agregantes de sabor, na indústria alimentícia. Como objetivo avalia-se o efeito do extrato sobre o modelo de peritonite induzida por carragenina 1%.
Foram usados camundongos Swiss com pesos médios. Soluções de NaCl 0,9%, extrato da planta. Seringas, agulhas, material e cama cirúrgica, béquer, placas de petri, microscópio ótico e câmara de Neubauer.
Os animais foram divididos em 02 grupos: grupo controle: tratados com salina (salina, i.p.), grupo tratado: extrato de Verônica (500mg/kg, i.p) e 30 minutos após, todos os animais foram injetados com carragenina 1% na cavidade peritoneal, para indução do processo inflamatório agudo (VINEGAR et al., 1973).
Após quatro horas, foram sacrificados com éter. A cavidade peritoneal foi lavada com 5 mL de solução salina 0,9% e em seguida o lavado foi retirado. Do volume retirado pipetamos uma alíquota de 0,02 mL adicionada a 0,4 mL da solução TURCK, para a contagem do número de leucócitos, a solução junto com as células é homogeneizada, em câmara de NEUBAUER no microscópio. Os resultados foram expressos como médias do número de leucócitos totais

Relacionados