Avaliação da atividade antibiótica de streptomyces contra mrsa, mrse e vre.

1748 palavras 7 páginas
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBIÓTICA DE STREPTOMYCES CONTRA MRSA, MRSE E VRE.

ANTUNES, Themis Collares1; PROENÇA, Marcela Borba1; SPADARI, Cristina de Castro1, FRAZZON, Ana Paula Guedes1, VAN DER SAND, Sueli1.

1Universidade Federal do Rio Grande do Sul, themiscollares@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO
Produtos naturais, resultantes do metabolismo microbiológico, são as mais promissoras fontes de pesquisa de futuros antibióticos. Desde o isolamento da actinomicina [1] e da estreptomicina [2] os actinomicetos tem recebido atenção dos cientistas por produzirem uma série de compostos dotados de grande potencial biológico.
Os membros do gênero Streptomyces são fontes de moléculas bioativas, tais como, antimicrobianos, enzimas, inibidores enzimáticos e agentes farmacológicos entre outros. Cerca de 75% dos antibióticos conhecidos comercialmente e utilizados pela medicina humana e veterinária são produzidos pelo gênero Streptomyces [3]. Devido ao uso indiscriminado de antibióticos associado a outros fatores ambientais, muitos grupos de microrganismos patogênicos apresentam resistência aos antibióticos atualmente empregados disponíveis no mercado. Dentre os microrganismos que sofreram grandes modificações quanto a susceptibilidade aos antimicrobianos com o passar dos anos, destacam-se os estafilococos, as enterobactérias, a Pseudomonas aeruginosa, o Acinetobacter baumannii e, mais recentemente, agregaram-se a estes os hemófilos, gonococos, enterococos e pneumococos [4]. Nos últimos tempos vem sendo motivo de grande preocupação entre os cientistas, os microbiologistas e os médicos clínicos a resistência entre as bactérias gram-positivas, que vêm se tornando bactérias problemas na terapêutica antiinfecciosa [4].
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a ação antimicrobiana de extratos produzidos por isolados de Streptomyces sp. contra bactérias Gram postivas de origem clínica resistentes a antimicrobianos.

MATERIAL E MÉTODOS
Os quarenta isolados de Streptomyces sp.

Relacionados