Avalia O INTERTEXTUALIDDE

322 palavras 2 páginas
23:22 Versículos
LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL
AVALIAÇÃO
INTERTEXTUALIDADE

Leia com muita atenção o texto sagrado e, procure identificar os elementos do discurso, os recursos estilísticos da linguagem e os sintagmas que constituem a análise textual e interpretativa no processo contextual.
Números. Cap. 22.1,2... Vss.
Tendo partido os filhos de Israel, acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão, na altura de Jericó. Viu, pois “Balaque, filho de Zipor tudo o que Israel fizera aos amorreus; -Balaque, filho de Zipor, naquele tempo, era rei dos moabitas.
... Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra, porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.
...os anciãos dos moabitas e os anciãos dos medianitas levando consigo o preço dos encantamentos.
... Assim diz Balaque... “te honrarei e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo.
... Então, o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes?
... Replicou a jumenta a Balaão: porventura, não sou a tua jumenta, em que toda a tua vida cavalgaste até hoje?
Contextualizar: (Nm. 22:5 / Ne. 13:2; Mq 6:5; 2Pe. 2:15; Jd. 11.; e Ap. 2:14)
- Análise textual no processo do discurso: faça a identificação da pessoa do discurso nos fragmentos a seguir:
- Nos aspectos de recursos estilísticos da linguagem, faça a classificação das figuras de linguagem nos fragmentos sacros abaixo:
- Após, o estudo exaustivo e interpretativo no estudo semântico: faça uma configuração para os nossos dias atuais do papel desenvolvido pela passagem histórico-bíblico, do profeta Balaão; ilustrar como palavras adicionais como: {capitalismo selvagem – o perigo das riquezas, pastor mercenário, propina, suborno, receber presentinho, pastor fantasma, gratificação sacerdotal libidinosa}. Textos complementares: I Sm. 12:3 / agiota /

Relacionados