AVALIA O HIST RIA DA EDUCA O E TRAJET RIA DA ESCOLARIZA O NA BAHIA Marcos Silva Rosa

642 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E TRAJETÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO NA BAHIA
PROF. DR. ANTÔNIO ROBERTO SEIXAS CRUZ
ALUNO: MARCOS DA SILVA DA ROSA

Reflexões sobre as aulas e auto avaliação

Inicialmente é preciso forçar a realização de um breve exercício cognitivo com intuito de despir-se do mandamento acadêmico que delimita o uso do pronome em primeira pessoa na elaboração de textos da academia.
Posteriormente, ainda que sob o risco de deixar de mencionar algo, destacarei alguns conteúdos que mais me chamaram atenção no decorrer das aulas, seja porque desconhecia ou porque tem íntima relação com meus interesses de pesquisa.
Em seguida concluirei com a avaliação do processo educacional e auto avaliação, justificada.
Situar a importância que os diferentes estudos acerca da Teoria da História possuem sobre esta disciplina foi um passo fundamental e importante adotado pelos professores que regeram a matéria. Situar o objeto no espaço temporal, considerando, desta forma, seu contexto histórico é essencial para qualquer pesquisador da área de ciências humanas e sociais.
É a parti deste caminho escolhido que faz sentido a reflexão sobre o papel que René Descartes e o cógito ergo sum teve sobre o desenvolvimento das ciências e da filosofia moderna e contemporânea.
Didática e inesquecível também foi a aula sobre os três enfoques em ciências sociais: positivismo, marxismo e fenomenologia. Momento em que se destacou a atuação não só do pesquisador, mas também como se comporta o objeto diante der cada enfoque adotado. Ou melhor, quando o pesquisador também pode ser objeto. Após este dia despertei um maior interesse sobre a fenomenologia, inclusive retirando da estante alguns livros quase intactos de autores como Husser e Hegel, ainda que falte tempo para abrir outra frente de leitura.
Os textos utilizados, fruto do planejamento de curso, permitiram reflexões não apenas sobre

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas