Avalia O Filosfia 2015

333 palavras 2 páginas
Avaliação - Filosofia 2º ano.

01. Filosofia:

A Filosofia indaga sobre o significado e realidade das coisas.
A Filosofia questiona como as coisas e a realidade se estrutura.
A Filosofia pergunta o que são as coisas, suas origens, causas e efeitos.

02. São quatro grandes períodos da filosofia grega:
Pré-Socrático, Socrático, Sistemático, Helenístico. 03. Os Mitos, Esse retrato ganhou corpo ao longo de séculos. A mitologia grega se desenvolveu plenamente por volta de 700 a.C., possuem a sua dimensão de verdade para os povos que lhe tomam como explicação, pois: Sua base de sustentação é a imaginação e a crença.

04. Filósofos conhecidos como Phisys, estudavam a natureza e foram antecessores da filosofia Socrática, período chamado de: Pré-Socrático.

05. Crise natural, principalmente na região sudeste do Brasil? Falta de chuva.

06. Leia o texto abaixo e marque a classe filosófica correspondente.

“No século V a.C. surgiu em Atenas um grupo de pensadores, os quais dominavam e ensinavam as artes da oratória e da retórica. Originários de diferentes regiões de Grécia, eles estudavam as obras filosóficas de seus antecessores, para, depois, viajarem pelas cidades (póleis) governadas por regimes democráticos, como Atenas, onde, após discursarem em público, ensinavam sua ‘sabedoria’ em troca de pagamento”.

Sofistas.

07. Leia o texto abaixo e marque o filosofo correspondente.

Método próprio de análise filosófica, denominado de “maiêutica” (em grego “parto das ideias”), o qual tem como objetivo possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo.

Sócrates.

08. O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois: Aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.

09. Este mito relatado por Platão ficou conhecido como Mito da: caverna.

10. Chamamos período helenístico aquele período em que a Filosofia grega entrou em efusão com a invasão macedônica e sua difusão pelo

Relacionados