AVALIA O DE FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA

Páginas: 24 (5987 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015
AVALIAÇÃO DE FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA
QUESTÃO 1
a) Explique o gráfico e de ênfase, às descontinuidades.

b) Localize no gráfico acima, onde se posicionam as ondas P e S.
c) Descreva suscintamente os quatro tipos de ondas

RESPOSTA DA QUESTÃO 1
As trajetórias das ondas P e S são curvilíneas. Como a Terra é heterogénea, admite-se que as ondas sísmicas atravessem meios com propriedades físicasdiferentes. Em sismologia, à superfície de separação entre dois meios com propriedades físicas diferentes chamam-se descontinuidade. Logo que um raio sísmico toca uma superfície, separando dois meios de propagação diferentes (superfícies de descontinuidade), reflete-se e/ou refrata-se de modo que as suas trajetórias permitem, aos sismólogos, conhecer as características dos meios atravessados.A análise da velocidade das ondas S per­mite-nos dizer o seguinte:
• A velocidade das ondas S não é constan­te no interior do Globo, pelo que, não há homogeneidade na sua composição.
• A velocidade das ondas S aumenta em profundidade, exceto entre os 100 e os cerca de 200 km de profundidade, em que sofre uma diminuição da sua velocida­de. Este facto significa que a rigidez do material diminuiu,mas sem se anular.
• A velocidade das ondas S, entre os 300 e os 2900 km de profundidade, aumenta muito lentamente.
• A velocidade das ondas S, aos 2900 km de profundidade, anula-se, isto é, as ondas S deixam de se propagar, o que significa que a rigidez do meio é nula, concluindo-se que o núcleo externo se apresenta no estado líquido.
• A velocidade das ondas S é menor do que a velocidade dasondas P.

A análise da velocidade das ondas P permite-nos dizer que:
• A velocidade das ondas P segue o mesmo padrão de comportamento das ondas S até aos 2900 km de profundidade.
• Aos 2900 km de profundidade, as ondas P sofrem um brusco e grande decréscimo da velo­cidade, o que vem confirmar a hipótese da existência de um núcleo externo líquido, a esta profundidade.
• Aos 5150 km de profundidade,a velocidade das ondas P sofre um acréscimo, o que signifi­ca que o material constituinte do núcleo interno se encontra no estado sólido, facto que fez aumentar a rigidez dos materiais e, por isso, a velocidade das ondas.
Tipos de ondas
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento deonda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.
Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso). Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma ondamagnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das ondas eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria, onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio, mas não se deslocam.
Quando eu coloco uma fila de dominós, por exemplo, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbação somente no primeiro dominó. Mas você sabe que todos os outros irãocair em seguida. Este é o famoso "efeito dominó". Podemos ver neste caso o que é uma perturbação se propagando de um lugar para o outro. A perturbação causada no primeiro dominó chegou até o último, derrubando-o, apesar de cada dominó não ter saído da sua posição inicial. Note também que somente a energia aplicada ao primeiro dominó chegou até a última peça. A perturbação transportousomente energia portanto.
O que acontece na onda é mais ou menos isso. Uma perturbação é causada, por alguém ou por alguma fonte, e esta perturbação propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos. Veja alguns exemplos:
  Uma pessoa movimenta a extremidade de uma corda, e a perturbação propaga-se até a outra extremidade;
Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbação nas águas do oceano, e esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamento de geologia
  • Fundamentos da Geologia
  • Fundamentos da Geologia
  • FUNDAMENTOS DA GEOLOGIA
  • 1 Fundamentos de Geologia
  • Fundamentos de Geologia e Mineralogia
  • Avalia O 1 Fundamentos
  • Avalia O Parcial Fundamentos Da Adm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!