Avalia O2 RESUMO ElendosSantos

295 palavras 2 páginas
Fonte do Artigo: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v11n20/08.pdf

RESUMO
O artigo vem nos mostrar a questão da tolerância em todas as suas faces até os dias de hoje. Vivemos ainda uma era de preconceito, intolerância, opressão de todos os lados, em uma sociedade capitalista e conflituosa na qual não há incentivos da mídia e principalmente das escolas. Aborda também que não existe lei aplicada corretamente e que não há respeito pelo ser humano onde a intolerância é vista como inevitável. Deveríamos ter paz, exonerando qualquer tipo de intolerância, respeitando a todos e qualquer ser. Estamos falando da violação dos direitos humanos, a injustiça, a desigualdade de muitas faces da violência. Todo ser humano deve ter liberdade de pensamento, de crença, assim como adversidade de aparência física, de modo a ser expressar, de comportamento de valores. Mostra-nos que sem tolerância não há paz e sem paz não desenvolvimento para garantir a igualdade de tratamento e de oportunidade aos diferentes grupos, indivíduos da sociedade.
O ser humano deve ser ético em que o respeito à pessoa alheia seja profundamente ligados aos direitos de liberdade, aos direitos naturais ou invioláveis. A verdade só pode ser alcançada pelo confronto de opiniões. Respeitar o outro, não é mera retórica, mas sim questão de sobrevivência da própria espécie humana, sempre lembrando que a luta em prol dos direitos humanos é muito antiga em nosso país.
A tolerância traz mensagem de urgência, de trabalharmos sobre nós mesmos, uma virtude que torna a paz possível e contribui para uma cultura de guerra por uma cultura de paz.
Ter informação, conhecimento científico nos faz pessoas mais reflexivas, criticas, que nos torna capaz de trabalhar em prol de uma sociedade melhor, características fundamentais para todos nós.

Aluna: Elen dos Santos
Curso: Direito

Relacionados