Avaliaçao de vigor e viabilidade em sementes de soja

Páginas: 25 (6153 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Uni-ANHANGUERA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS
CURSO DE AGRONOMIA




















AVALIAÇAO DE VIGOR E VIABILIDADE DA SEMENTE DE SOJA






PEDRO LUCAS ARBUÉS AZEVEDO


















GOIÂNIA
Março/2011
PEDRO LUCAS ARBUÉS AZEVEDO
















AVALIAÇAO DE VIGOR E VIABILIDADE DA SEMENTE DE SOJA






Projeto de pesquisa apresentado a disciplina TCC I do Curso deAgronomia do Centro Universitário Goiás,Uni-ANHANGUERA, sob a orientação da Profa Dra Luciana Bittencourt, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Agronomia.


















Goiânia
Março/2011







SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3 MATERIAL E MÉTODOS

4 RESULTADO

REFERÊNCIAS1 INTRODUÇÃO

A soja é uma das principais culturas do país. De acordo com os dados da CONAB (2011), a produção nacional de grãos da cultura na safra 2010/2011 foi estimada em  75,0 milhões de toneladas.
E por ser uma cultura de grande importância econômica e de alto custo de produção, é Imprescindível a utilização e a produção de sementes dequalidade, onde vigor e a viabilidade andam juntos.
A falta de qualidade na semente de soja pode comprometer boa parte da produção. Nos anos de dificuldades de produção o produtor tem a tendência de reduzir o maximo possível a qualidade dos insumos inicias, para assim reduzir os custos de produção. A utilização de grãos de safras passadas ou até mesmo a utilização de sementes piratas no plantio faz comque o produtor perca a segurança do vigor que a semente pode oferecer, comprometendo a produção final e a qualidade dos grãos. A qualidade da semente é um somatório dos aspectos físicos, fisiológicos, sanitários e genéticos (FRANÇA NETO et al, 1999).
O produtor de sementes hoje tem simplesmente a mais importante missão; que é a de reproduzir o material responsável para produção de grandescolheitas e lucratividades, por isso a qualidade desse material deve de ser de elevada qualidade.
Para ter essa elevada qualidade de produção de sementes o produtor precisa aderir novas técnicas de produção e de avaliação da qualidade, podendo assim melhorar cada vez mais a qualidade da produção.
Desse modo a produção de sementes sem as devidas técnicas se tornam prejudicial para a qualidade da sementeproduzia, pois a não utilização das técnicas podem resultar na produção de sementes com qualidade inferior.
Essa qualidade pode ser influenciada tanto antes da colheita tanto quanto depois, como no momento do beneficiamento, processamento, armazenagem, secagem, transporte e semeadura. Fatores ambientais como alta umidade durante o período de maturação das sementes, secas por um grande período detempo, ataque de insetos sem o devido controle e colheita são também responsáveis pela qualidade das sementes produzidas.
O controle de qualidade entra como fator importante para a obtenção dessa elevada qualidade de produção das sementes, podendo ser nas determinadas fases de produção, como tanto na semeadura ou na colheita e armazenamento.
A adoção das técnicas que visa superar esses fatores queafetam a qualidade da semente é de extrema importância, o DIACOM (Diagnostico Completo) da qualidade da semente da soja engloba testes avaliativos, como o de tetrazólio e de patologia que são responsáveis por avaliar os estados fisiológicos e de sanidade das sementes. Essa tecnologia foi desenvolvida em 1980 por pesquisadores, e proporcionam uma correta avaliação da qualidade das sementes e naidentificação dos descartes inadequados, ocorridos por testes mal elaborados, como os testes de germinação contaminados por patóginos, que acompanham as sementes, como os fungos (Phomopsis sp. e Fusarium semitectum), que apesar de influenciarem no teste de germinação os mesmos não se manifestam em condições de campo.
Já o teste de tetrazólio tem como função avaliar a viabilidade e o vigor das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adaptação do teste de tetrazólio para avaliação da viabilidade e do vigor de sementes de girassol
  • Laudo da avaliação de viabilidade para sementes armazenadas de pterogyne nitens.
  • vigor de sementes
  • Sementes de soja
  • Teste de vigor em sementes
  • Conservaçao da viabilidade de sementes
  • produção sementes de soja
  • Política Comercial Sementes de Soja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!