Avaliação

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
. AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

A avaliação é apresentada como recurso a ser usado na atividade escolar, como forma de promoção dos alunos, de uma série para a seguinte, na trajetória escolar.
A avaliação hoje passa pelo crivo de uma perspectiva. A escola pode ser agente eficiente na produção da mudança social.
Na escola pública o índice de reprovação é muito maior que em relação a rede deensino privado.
Uma das causas do fracasso escolar está diretamente relacionada à prática pedagógica do professor, pois é este, que avalia de acordo com seus critérios os procedimentos. Sendo assim é ele o responsável pela exclusão ou inclusão do educando na instituição.
É a partir da avaliação do aluno, que o professor mantém ou reformula seus planos.
Ocorre que todos das decisões nem sãoneutras nem arbitrárias. Os professores devem respeitar o indivíduo e a sociedade a qual está inserido.
As primeiras discussões sobre avaliação educacional chegaram até nós via psicologia da educação dedicada, a psicometria numa época em que nos primeiros laboratórios de psicologia experimental, criados na Alemanha, a própria psicologia começava a ganhar condição de ciência. Essa condição baseia-senos critérios da contificidade aplicáveis às ciências naturais, em que a observação, a verificação e a experimentação são tidas como condições indispensáveis, para a criação de princípios, leis e teorias.
Na ciência, objetiva é aquilo que pode ser palpado, medido, observado.
Na educação, mais precisamente na avaliação temos que tratar alunos como coisas. Em conseqüência a nota, conceito, etc., ébuscada a todo custo.
Por conseguinte, quanto maior a objetividade mais o procedimento afasta-se das características humanas.
Para alguns professores as mudanças comportamentais dos alunos devem ser observadas e sempre que possível quantificada.
Isto explica a valorização dos testes e provas aplicadas para avaliar o aluno. Com isto formaram-se critérios formalistas para definição e seleção deum bom professor.
O critério de competência do professor deixou de ser "sobre fazer" para "saber planejar o que fazer" no papel.
A partir de uma abordagem subjetivista o objeto do conhecimento desaparece e o sujeito passa a ser valorizado a partir de suas experiências, valores e das suas condições emocionais, capaz de construir sua própria resposta, ao invés de submeter-se a uma resposta jáfabricada.
A redefinição de avaliação educacional deve ser o vínculo indivíduo-sociedade, numa dimensão histórica.
Devido a isto, uma avaliação de rendimentos escolar deve contemplar: percepção, pensamento, imaginação, emoção, expectativa etc., tudo deve estar registrado.
Se os professores criarem limites para as ações dos alunos, estes não conseguirão construir seus pensamentos e por causa distopodem estagnar ou até retrocederem. A construção do conhecimento está vinculada à história do aluno, através de experiências já vivenciadas na vida real e na atividade prática.
Como podemos observar a avaliação do rendimento escolar está relacionada à fragmentação da avaliação, por conseguinte, podendo excluir o aluno da instituição e da sociedade, através da desmotivação, do desrespeito doprofessor ou de um conselho que não avaliou seu aluno na totalidade.
A avaliação deve diagnosticar, retroinformar e favorecer o desenvolvimento individual. No procedimento de avaliação deve-se considerar testes organizados pelo professor, coleção de produtos de trabalho do aluno, registros dos resultados de observação das discussões dos alunos, comentários, entrevistas com alunos ou grupo, análise daescrita, etc..
A avaliação deve ser desenvolvida cooperativamente por professores, alunos pais e diretores.
Notas em testes e provas servem para provar domínio ou falta de habilidades dos alunos. Tornando-se uma disputa entre os mesmos e com isso muitos que não conseguem alcançar a média, se desmotivam, conseqüentemente isolando-se do grupo, quando isto não é bem trabalhado pelo professor....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação
  • Avaliacao
  • avaliaçao
  • Avaliação
  • aVALIAÇÃO
  • Avaliação
  • avaliação
  • Avaliação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!