Avaliação

Páginas: 3 (742 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
Philippe Perrenoud nasceu na Suíça, em 1944, e é doutor em sociologia e antropologia e tem um interesse pela Pedagogia, onde seu principal objetivo é melhorar a compreensão dos processos educativos.É também o autor do livro Avaliação da Excelência à Regulação das Aprendizagens Entre Duas Lógicas.
O autor aborda no texto sobre uma das questões mais discutidas que abrangem a instituição escolar:a avaliação. Criada por volta do século XVII nos colégios, se torna um dos métodos de classificação do aluno até os dias de hoje, naturalmente em contrapartida de exclusão de outros. Quando essesalunos tornam-se pais eles ficam na expectativa das notas dos seus filhos para que sejam aprovados, pois estes como antigos alunos associam a avaliação como uma experiência já vivida antes, muitas vezesgratificante, porém outras vezes temerosas.
Segundo Perrenoud, torna-se evidente que a avaliação, mais cedo ou mais tarde, gera hierarquias de excelência em função das quais se determinará oprosseguimento no curso seguido, o papel que exercerá na sociedade e também como se dará o ingresso no mercado de trabalho.
O autor vem conduzindo uma reflexão simbólica para uma definição com maior clarezada avaliação na instituição escolar, mostrando duas vertentes, duas lógicas: a avaliação tradicional e a avaliação formativa.
Para Perrenoud, a avaliação não é uma tortura medieval, mas pode-sedizer que, uma criação para estigmatizar a falta de conhecimentos de uns e comemorar a excelência de outros.

O texto nos mostra que embora alguns pedagogos, preocupados com a forma que a avaliaçãoestá sendo empregada, vem fazendo com que a avaliação seja mais a serviço do aluno do que exclusivamente do sistema. Há uma tentativa de aperfeiçoar o sistema, favorecendo uma pedagogia diferenciada e quepassa por transformações. Porém, o processo ainda é muito vagaroso, e para isso, deverão acontecer mudanças no sistema educacional.

O autor nos escreve que o propósito do texto é fazer com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação
  • Avaliacao
  • avaliaçao
  • Avaliação
  • aVALIAÇÃO
  • Avaliação
  • avaliação
  • Avaliação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!