Avaliação

Páginas: 16 (3953 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
Introdução

O presente relatório inserido na unidade curricular Intervenção Comunitária e Desenvolvimento Local, tem como objectivo apresentar a apropriação feita pelo grupo do texto de Manuel Matos “ Desenvolvimento e cidadania: Intervenção associativa e acção comunitária” tendo como base não só referido texto, mas também a apresentação feita na turma.
Neste relatório pretendemos descrever aforma como o autor do texto aborda o associativismo e a acção comunitária, na sua relação com as dinâmicas locais e os contextos e perceber como se desenvolve o fenómeno de aproximação, através da compreensão da articulação entre associativismo e desenvolvimento comunitário local.
Igualmente, iremos abordar a nossa apresentação à turma, bem como uma avaliação do trabalho produzido.

II - Onosso trabalho

O texto que nos foi dado para apresentação à turma, pela natureza filosófica do próprio autor foi uma tarefa difícil, que obrigou o grupo a trabalhar em equipa, pois de outra forma era impossível construir um olhar que pudesse de algum modo transmitir a sua mensagem. Isto apesar de, na apresentação cada uma das colegas e de acordo com as suas características assumir de uma formamais pessoal a mensagem construída em grupo. Por isso, podemos dizer que o texto “ Desenvolvimento e cidadania: Intervenção associativa e acção comunitária”, foi organizado e estruturado de forma que as competências e as características de cada uma ressaltassem, não esquecendo que a mensagem a passar ao grupo turma fosse clara e pertinente.
O trabalho de grupo foi apresentado utilizando o PPT –PowerPoint, no qual apresentamos de uma forma sintética, mas consistente as principais ideias do autor.

III – O nosso texto

A ideia central do texto é discutir o fenómeno da aproximação entre associativismo e acção comunitária, através da compreensão da articulação entre o associativismo e o desenvolvimento comunitário local. O autor discute o associativismo, enquanto “modalidade socialmentepartilhada de organização da realidade social” e a acção comunitária, como “expressão de iniciativas sociais locais” e para clarificar a relação entre estes fenómenos o autor constrói o seu pensamento, tendo em conta que o associativismo como movimento de intervenção social é, “indissociável dum processo de construção de comunidades” não sendo no entanto, obrigatório que este processo contribua parao desenvolvimento das comunidades locais.

Relatório

O autor fala-nos da complexidade actual das realidades sociais e do modo como comprometem o movimento associativo, em especial, o associativismo cidadão.
A aproximação entre a intervenção associativa e a acção comunitária, enquanto modalidades de organização social e como expressão da iniciativalocal, são diferenciadas na forma como intervêm. No entanto, esta aproximação fornece-nos formas distintas de intervenção comunitária sendo estes processos produto de uma homogeneização entre a articulação das práticas discursivas que tutelam o campo comunitário e os programas de acção social enquanto expressão de uma regulação sócio-política. A regulação sócio-política conduz-nos a questões que nosajudam a compreender o que está em jogo e a delimitar o quadro de análise das dimensões presentes no fenómeno. Desta forma o autor apresenta-nos um quadro de três hipóteses que geram, três leituras possíveis.
As leituras em torno da relação do fenómeno associativo com a acção comunitária e o desenvolvimento local são fundamentadas sobre três racionalidades diferentes – Técnico-funcionalismo deregulação compensatória, Assistencialismo social prestacionista e Associativismo cidadão, que legitimam a intervenção comunitária conduzindo-as a lógicas de acção/intervenção diferentes, onde o valor do conflito, a noção de cidadania e as dimensões local, nacional e global, são determinantes na sua diferenciação.
As três hipóteses:
- A primeira Técnico-funcionalismo de regulação compensatória:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação
  • Avaliacao
  • avaliaçao
  • Avaliação
  • aVALIAÇÃO
  • Avaliação
  • avaliação
  • Avaliação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!