Avaliação e seleção de operadores logisticos - gestão de fretes

Páginas: 28 (6768 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
OPERADORES LOGÍSTICOS

1. INTRODUÇÃO

2.1 Histórria
De uma forma menos conhecida e com retornos bem inferiores, os operadores logísticos existem desde que existe o comércio.
Durante as décadas de 70 e 80, ocorreu uma grande mudança para os operadores logísticos, com as grandes taxas de juros e fortes esforços em reduzir os níveis de estoques.
Os gestores decidiram concentrar-se nas suascompetências principais e deixar os outros assuntos a parte, dando assim lugar aos operadores logísticos.

1.2 Papel da Terceirização na logística
O objetivo da terceirização deve ser o de obter desenvolvimento econômico, especialização dos serviços, competitividade, controles adequados, aprimoramento dos sistemas de custeio, esforço de treinamento e desenvolvimento profissional, diminuição dodesperdício, valorização dos talentos humanos, agilidade das decisões, diminuição dos custos de operação, maior lucratividade e crescimento, entretanto nunca se deve perder o foco que a qualidade deve ser preservada sobre todas as outras características da terceirização.

2. DESENVOLVIMENTO

3.2 O que são e que funções desempenham
Operador Logístico é o fornecedor de serviços logísticos,especializado em gerenciar e executar as atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competência para prestar simultaneamente serviços no controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
As atividades logísticas requerem uma aplicação intensiva de capital. Para mover e armazenar materiais edistribuir produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos e mão-de-obra. Os operadores logísticos são companhias externas que são contratadas para realizar funções de gestão e distribuição dos materiais de determinada empresa:
* Consolidação da carga de diversos locais;
* Gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns;
* Desconsolidação ou reconsolidação deprodutos no armazém central para entrega em remessas nas lojas;
* Gestão das cargas de transporte para as lojas.
* Canal logístico.
Os operadores logísticos também fornecem suportes físicos e infra-estruturas, tais como:
* Caminhões;
* Armazéns;
* Serviços de mão-de-obra e gestão;
* Serviços específicos (em alguns casos) incluindo: gestão do inventário; preparação da produção;planejamento estratégico da distribuição; aquisição de locais e disposição do armazém.

2.2 Processo de escolha de um operador logístico
Para a escolha de um operador logístico, o primeiro passo é a identificação da empresa na cadeia de suprimentos na qual ela está inserida, desde os fornecedores até o cliente final, e do detalhamento de todas as atividades passíveis de terceirização. Após deve-sefazer um trabalho de análise preliminar para que se conheça bem o ambiente interno bem como sua receptividade a esta mudança em sua estrutura.
O próximo passo, após a definição favorável à contratação de um operador logístico, será a definição detalhada das atividades que serão terceirizadas e do nível de serviço esperado.
Em seguida as informações do contratante devem ser preparadas, para que asempresas candidatas à contratação possam conhecer a organização bem como os materiais e produtos envolvidos no processo, e ainda quais atividades serão terceirizadas.

2.3 Quando recorrer a operadores logísticos
É necessário para sobreviver conseguir uma produtividade competitiva. Como tal, cada vez mais os gestores colocam questões fundamentais nas áreas da logística. Questões como:
* O que seestá, precisamente, disposto a pagar por cada atividade logística?;
* É realmente preciso o controle direto das atividades logísticas da empresa?;
* Pode-se suportar uma organização interna na empresa focada apenas na logística?;
* É possível a redução de custos com a contratação de atividades logísticas a um operador logístico?;
* Consegue-se manter a qualidade sem o controle...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação dos operadores logísticos
  • Operadores logisticos
  • Operadores logisticos
  • Operador logistico
  • Operador logistico
  • Operadores logisticos
  • Operadores Logisticos
  • Operador logístico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!