Avaliação e perspectivas em ciência e tecnologia na , area de engenharia de produção

Páginas: 19 (4700 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Avaliação e Perspectivas em Ciência e Tecnologia na , Area de Engenharia de Produção

RESUMO: Este artigo apresenta uma avaliação das atividades de ensino e pesquisa em Engenharia de Produção desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação e grupos de pesquisa em nosso . país. São apresentadas previsões para o desenvolvimento econômico e industrial na próxima década, e a posição eevolução da Engenharia de Produção nesse cenário. É apresentado um conjunto de sugestões e recomendações para a capacitação tecnológica dos pesquisadores, assim como as áreas prioritárias de ação neste período. ABSTRACT: Production Engineering research practice in Brazil is reviewed, emphasizing the activities developped by graduation and post-graduation courses, and research groups. This paper presents anassessment of Production Engineering teaching activities and research lines subjects, pointing out the various modifications and evolution ocurred on these fields. Global economics scenarios forecasts for the next decade are introduced and evaluated, in oder to predict Production Engineering position and evolution in this period. A Set of suggestions and recommendations are presented on thesubjects of personnel improvement, new courses formation and priorities foroperation and investment.

Palavras-chave: Engenharia de Produção, avaliação setorial no Brasil, pesquisa e ensino. Key words: Production Engineering, Brazilian sectorial appraisal, research and courses.

\

Anamaria de Morais (ABERGO) Celso L. Pereira Rodrigues (UFPb) José A. do N. Pinto (UFSM) Luiz Fernando Nanni (UFRGS)Paulo Renato de Morais (INPE) Rabah Behakouche (UFSC) Raul Valentim da Silva (ABEPRO) Ricardo Miranda Barcia (UFSC)

24

PRODUÇÃO

Introdução
Este trabalho insere-se no programa Avaliação e Perspectivas (A&P), promovido e c0ordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que objetiva a explicitação das principais tendências e demandas nas diversas áreasde conhecimento, sendo destinado a servir de r~ferência para o planejamento das ações das entidades de pesquisa, do CNPq e das demais agências de fomento. Em sua concepção foram colocadas ênfases em reflexões prospectivas sobre o desenvolvimento da Engenharia de Produção na próxima década, tendo como apoio os cenários projetados para o Brasil pela área de planejamento do BNDES [l),ecomo ponto departida o diagnóstico da situação atual.
Os trabalhos de elaboração do documento foram iniciados em meados de 1988, envolvendo os cursos de pós-graduação da área e a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), tendo como relatores os professores Leonardo J. Lustosa (CA/ CNPq) e Itiro lida (ABEPRO). Na ocasião foram coletadas, através de questionários, informações sobre os cursos degraduação e pós-graduação. A primeira versão do documento foi debatida no VIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), em setembro de 1988, na cidade deSãoCarlos. Uma segunda versão foi apresentada pelos relatores em abril de 1989 [2), sendo aprovada no IX ENEGEP realizado em setembro na cidade de Porto Alegre, na forma de proposta de Programa de Desenvolvimento da Engenharia deProdução para a próxima década.

A&P. Para a reunião de elaboração do texto final, realizada nos dias 20 e 21 de novembro de 1989, em Florianópolis, foram convidados os coordenadores dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção, o Prof. Paulo Renato de Morais (CA/CNPq) eosrepresentantes das assOciações que têm maiores vinculações com a Engenharia de Produção: ABEPRO, ABERGO (Ergonomia) e50BRAPO (Pesquisa Operacional). Uma das diretrizes fundamentais do programa A&P estabelece que os documentos re· sultantes devam ser utilizados como um efetivo instrumento de planejamento, gerando um processo com atuação de forma permanente. Para a implementação desta importante diretriz foi mantida no presente documento a recomendação, já aprovada pela ABEPRO, de constituição de um grupo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aplicações da Tecnologia de Informação na área de Engenharia de Produção
  • Perspectivas mercadilógicas da engenharia de produção
  • perspectivas mercadilogicas de engenharia de produçao
  • Áreas e sub-áreas de engenharia de produção
  • Áreas e Sub-Áreas da Engenharia de Produção
  • Áreas da engenharia de produção
  • ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • Áreas da engenharia de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!