Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres.

Páginas: 16 (3787 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2013
De acordo com os instrumentais estudados, analise o caso descrito abaixo e em dupla dê o encaminhamento devido para o mesmo.
CASO
“Uma denúncia chegou ao Conselho Tutelar de que uma criança de 09 anos de idade estava sendo agredida violentamente por sua mãe adotiva, chegando a ficar horas amarrada ao relento, no frio e com fome. A polícia Militar compareceu ao local e, ao ser recebida pelasuposta agressora, a mesma afirmou ser tudo mentira e que os vizinhos e uma Conselheira Tutelar estavam inventando esta história por não se relacionarem bem com ela e usam a criança para tentar atingi-la”.

Diante deste fato, qual seria o procedimento do Serviço Social para encaminhar o caso?
Dos instrumentos da Comunicação Oral qual (is) você utilizaria nesta intervenção e em seguida escolha doisdos instrumentos da Comunicação escrita para encaminhar o caso, sendo que, um deles deverá ser o Estudo Social ou Laudo Social (obrigatoriamente) e o outro poderão escolher entre os 05 tipos de relatório.

1) Quanto ao uso da linguagem como podemos avaliar suas variadas formas?
R: Segundo a autora Selma Marques Magalhães “há uma heterogeneidade de linguagens, as quais apresentam variações ecomplexidades diferenciadas, conforme as particularidades do contexto no qual vão se processando as interações sociais”.
Há uma pluralidade no uso das palavras, que de acordo com o contexto no qual são pronunciadas ou com o lugar/região onde ocorre a comunicação, elas adquirem significados próprios e distintos, como por exemplo, o português falado no Brasil, é diferente do falado em Portugal ouAngola. A linguagem adquire características próprias do local onde é falada, veja só, no Brasil a utilização da palavra “bicha” é considerada um termo pejorativo e ofensivo, mas em Portugal, a utilização de tal palavra serve para designar uma fila.
As regiões de um país também terão suas próprias expressões e linguagens, que para outras pessoas que não se inserem naquele contexto, parecerão sem nexo.A linguagem possui significado plural e multidimensional, onde para se comunicar, os homens utilizam-se de símbolos organizados em códigos e linguagens e se condiciona ao meio no qual se insere, para desenvolver sua linguagem, sua forma de se expressar.
Ao falarmos com amigos e pessoas mais próximas, do nosso convívio, é comum utilizarmos da linguagem coloquial, de gírias, sem nos preocuparmoscom as normas gramaticais, mas como profissionais, ao nos reportarmos aos nossos superiores, a chefes, juízes, prefeitos, promotores, médicos, enfim, a pessoas mais instruídas, a quem devemos respeitar e tratar de forma mais formal, não utilizaremos termos informais, haverá uma maior preocupação com a língua culta, com a utilização correta das normas de linguagem, enfim, com a formalidade dacomunicação. Com o usuário, que está ali a procura de um atendimento, não vamos usar palavras de baixo calão, impróprias e ofensivas, mas também não podemos nos dirigir à ele com uma linguagem rebuscada e totalmente formal que ele pode não compreender.
Quando a criança se insere no contexto escolar, passa a aprender a ler e escrever e a comunicação passa a ter normas padrão para ser utilizada, passa aobedecer regras que até então eram desconhecidas e aprende uma nova forma de comunicação: a leitura e a escrita. A partir de então, adquire-se o conceito do que é certo (norma culta/padrão da língua) e o que é errado (forma coloquial/ informal de se falar).
As normas aprendidas na escola vão dar uma visão de regra, de algo a ser seguido e respeitado, então a linguagem usada com os amigos e com afamília, passa a ser errada quanto às regras ortográficas, enquanto a linguagem culta, aquela que segue um padrão, passa a ser a ser a correta, já que se utiliza das normas e regras.
Portanto, a linguagem escrita, geralmente é culta, denota uma preocupação maior em se seguir regras, em obedecer às normas padrão de linguagem, diferente da fala. A exceção são as novas tecnologias de comunicação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Selma Marques Magalhães Avaliaçao e linguagem e relatorios, laudos e pareceres
  • APRESENTAÇÕES, LAUDOS, PARECERES E RELATÓRIOS
  • parecer laudo
  • laudos e parecer
  • Laudo de Avaliação
  • Laudo de Avaliação
  • Laudo de Avaliação
  • LAUDO DE AVALIAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!