Avaliação e desempenho

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
Antes da recensão crítica propriamente dita, permita-nos explicar o porquê da escolha deste livro. A nossa escolha recai neste livro porque retrata exactamente o objectivo da avaliação de desempenho, ou seja, identificar pontos negativos ou a melhorar e encontrar e aplicar a melhor solução possível para o caso em questão.
Através da história de uma empresa e dos seus colaboradores, dos seusproblemas pessoais e organizacionais, da dificuldade em encontrar soluções viáveis para estes e dos conselhos de alguém mais experiente e vivido ao nível da gestão, conseguimos ver a aplicação de um método de gestão contingencial, que se adapta às situações e encontra a melhor solução para um caso específico.
No início desta obra, podemos ver ainda os preconceitos existentes na mente humana, o receiode alguém que ainda não se conhece e as ideias pré-concebidas acerca de alguém que numa primeira instância não se quer conhecer. O ser humano avalia, julga e faz juízos de valor de forma quase inconsciente. Neste livro podemos ver essa faceta e a oposta das pessoas.
Podemos ainda referir como cada vez mais o sucesso das organizações e a consecução dos seus objectivos estão interligadas com osobjectivos individuais das pessoas que as constituem e geram, como consequência, a satisfação das necessidades humanas de nível superior.
Na consecução dos objectivos organizacionais, o autor diz-nos que:
“Para obter os resultados desejados, é preciso ter em conta as necessidades comerciais. E, para satisfazer essas necessidades, é preciso determinar quais são os requisitos do desempenho dos seuscolaboradores. Para garantir que esse desempenho seja positivo, é preciso certificar-se de que estes têm as competências necessárias e de que as suas necessidades, a nível do ambiente de trabalho são satisfeitas.”
O autor Ken Blanchard, desvenda uma das suas técnicas de gestão, que irá facilitar o desempenho dos profissionais, seja qual for a sua área. Esta técnica de gestão, desenvolve-seinicialmente, na descoberta das necessidades comerciais, por outras palavras, o que é necessário fazer para atrair mais clientes, ou seja criar oportunidades de negócio. O segundo passo, é detectar as necessidades de desempenho, isto é, temos de estar rodeados de profissionais competentes e capazes de atingir os objectivos, e é através desta que se pode determinar o próximo passo, a identificação dasnecessidades de condições de trabalho e de competências. Os profissionais para que possam ter um desempenho eficaz, têm de estar munidos pelos elementos, instrumentos, informações que necessitam, perante uma situação e objectivo que têm de alcançar.
Contudo, estas necessidades estão interligadas, pois umas dependem das outras e é preciso garantir que todas elas estão satisfeitas para que oprofissional tenha um desempenho eficiente e eficaz.
Quando existe uma lacuna nos objectivos a alcançar, antes de analisarmos estas necessidades temos que definir o “deveria”, ou seja, temos de ter em mente quais os objectivos atingir e com isto, averiguar através de perguntas abertas e incisivas, o que é que os melhores profissionais fazem de bem para que sejam mais sucedidos que os outros, e com essasrespostas poderemos melhorar o desempenho e uniformizar os conhecimentos dos restantes profissionais.
Sem dúvida, definir o “deveria” é importante para saber onde queremos chegar, mas para o conseguir não podemos desconsiderar o “é”. Este “é” consiste no que temos no momento, como as coisas acontecem agora, e é esse “é” que tem de ser convertido no “deveria”.
Para tal conversão temos de conhecerbem a realidade que temos no momento, perceber como existe, qual a sua razão.
No livro é apresentado “O Exterminador de Falhas”, um pequeno e simples esquema que nos refere as razões que levam à ocorrência de falhas a nível de desempenho. O referido esquema é dividido em três factores:
* Externos à empresa – são aqueles que não é possível a empresa controlar;
* Internos da empresa -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliacao de desempenho
  • avaliação de desempenho
  • avaliação de desempenho
  • Avaliação de Desempenho
  • Avaliação de desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!