Avaliação Pedagógica

Páginas: 6 (1457 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Segundo Castro (Apud Melchior, 1994) “a avaliação não deve ser vista como uma caça aos incompetentes, mas como uma busca de excelência pela organização escolar como um todo”.
A avaliação necessária é aquela que consegue analisar como o aluno é capaz de movimentar-se num campo de estudos e estimulá-lo, através de uma reflexão sobre o que ele realizou, a encontrar oscaminhos do seu próprio desenvolvimento.
O que vai ser considerado na avaliação deveria depender do projeto pedagógico da escola. No entanto, depende, fundamentalmente, da concepção que o professor tem de educação. É o professor que estabelece os padrões e, de modo geral, não é questionado por ninguém em relação a esses padrões. Daí a necessidade de o professor ter muita clareza em relação àfunção da avaliação. Esta não serve mais para, simplesmente, quantificar a aprendizagem do educando e, com isso, moldá-lo segundo o padrão social já existente, mas sim para, através de uma interação entre o avaliador e avaliando, repensar a situação e, em uma avaliação participativa, despertar a consciência crítica dentro de um compromisso com a práxis dialética de um projeto de transformação.
O papelda escola não deve ser entendido como um somatório de interesses individuais ou corporativos, mas como a dimensão política concreta da atuação integrada de todos os componentes da comunidade escolar, que têm todos os mesmos interesses em relação ao desenvolvimento de cada um de seus elementos e do grupo como um todo. Isso pressupõe capacidade profissional em nível técnico-científico, não comosaber acabado mas sob o controle da consciência profissional e da vontade política dos sujeitos envolvidos que vão produzir o desenvolvimento através da prática e da reflexão.
Se o professor realizar a avaliação sob a forma de acompanhamento da construção do conhecimento do aluno, ele terá de desenvolver a ação pedagógica de modo diferente, pois deverá propor atividades alternativas diversificadassempre que constatar que alguma etapa não foi vencida por um ou outro aluno. Assim, as alterações no processo de avaliação poderão conduzir a uma transformação no processo de ensino.
Parece claro que a questão “quando avaliar?” está intimamente ligada à concepção que o professor tem de educação e, conseqüentemente, à função que ele atribui à avaliação. Se ele avalia para dar uma nota, não énecessário “perder tempo” durante o processo, avaliando as atividades realizadas. Isso poderá ser feito uma única vez, antes do período de entregar as notas. Mas aquele professor que avalia para auxiliar o aluno a se auto-avaliar e a identificar suas dificuldades sente necessidade de fazê-lo constantemente, não só para verificar se pode prosseguir ou não, mas também para se auto-avaliar.
O objetivoprincipal da avaliação é ajudar o aluno a se auto-avaliar, a perceber suas falhas e seus pontos fortes e, através de uma reflexão conjunta, aprender a se auto-conhecer, a buscar novos caminhos para a sua realização. Os momentos avaliativos deveriam ser convertidos em momentos de aprendizagem de estímulo para a busca de novos conhecimentos, em momentos de satisfação mútua entre professor e aluno.O uso de provas para avaliar o processo de ensino e aprendizagem é importante, desde que sejam usadas com o objetivo de identificar as possibilidades e as dificuldades dos alunos. A construção da prova deve estar fundamentada nos princípios técnicos de construção de testes. Os itens devem estar adequados aos objetivos que o professor pretende avaliar, ao grupo e a situação em que devem serutilizados.
A questão não é eliminar o teste, que é mais um dos instrumentos importantes para o professor, mas elaborá-lo com uma função bem determinada e conforme as normas técnicas para que sejam válidos e atinjam o objetivo de auxiliar o professor a identificar as dificuldades e/ou possibilidades dos alunos.
Outro fator muito importante é a discussão com o aluno sobre o resultado deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação pedagógica
  • Avaliação pedagógica
  • Modelos de avaliação pedagógica
  • avaliaçaõ sobre coordenação pedagógica
  • didática: ação pedagógica e avaliação
  • Avaliação da atividade pedagógica
  • Modelos de avaliação pedagógica
  • E-fólio a modelos de avaliação pedagógica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!