Avaliação Nutricional para Idosos

Páginas: 11 (2542 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1 INTRODUÇÃO


O alimento fornece a energia e o nutriente de formação para substâncias essenciais para o crescimento e sobrevivência dos seres vivos de modo que esses nutrientes se tornam parte integrante do corpo e contribuem para sua função, processos fisiológicos e bioquímicos (SSCOTT-STUMP; MAHAN, 2005).
Hábitos alimentares saudáveis possibilitam a prevenção de doenças, como ascardiovasculares, diabetes mellitus, obesidade e consequentemente proporcionam melhoria na qualidade de vida dos indivíduos, especialmente a população idosa, que está em risco nutricional por diversas razões, entre elas, a ausência de educação alimentar, condições socioeconômicas, lentidão da capacidade física, psicológica e mental, e doenças crônicas (SSCOTT-STUMP; MAHAN, 2005; PEREIRA; HELENE, 2006).O envelhecimento da população é um fenômeno natural, mundial e irreversível. A população idosa brasileira tem crescido de forma exacerbada e proporcional. Dentro desse grupo, os denominados “mais idosos, muito idosos ou idosos em velhice avançada” (acima de 80 anos), também vêm aumentando igualmente e de maneira acelerada, constituindo um contingente populacional que mais cresce nos últimostempos, sendo mais de 12% da população idosa (BRASIL, 2010).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje no Brasil, existe aproximadamente, 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa pelo menos 10% da população brasileira. Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no período de 1950 a 2025, o grupo deidosos no país deverá aumentar quinze vezes, enquanto a população total, cinco. Assim, o Brasil ocupará o sexto lugar no que se refere ao contingente de idosos, alcançando, em 2025, cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Vale ressaltar que no Brasil é considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais, enquanto que nos países desenvolvidos considera-se idoso aquele que tem 65 anosou mais segundo Organização Mundial de Saúde (OMS) (BRASIL, 2010).
Nessa fase ocorrem alterações biológicas, fisiológicas, psicossociais que modificam a composição corporal. As principais alterações são: diminuição da massa muscular magra, aumento da gordura corporal, e em alguns casos encurvamento de coluna e/ou encurtamento das vértebras (VITOLO, 2008).
Torna-se relevante o desenvolvimento demétodos que utilizem formas simples e rápidas que permitam destacar sinais de desnutrição e obesidade e direcionem as intervenções que devem ser realizadas pelos profissionais da área da saúde. A antropometria no idoso é um importante indicador nutricional, mas as alterações biológicas que ocorrem com o envelhecimento modificam a composição corporal. Alguns autores sugerem que o Índice de MassaCorporal ( IMC) seja mais adequado tornando os resultados precisos (VITOLO, 2008; NAJAS; PEREIRA, 2005).
Embora ocorram mudanças no perfil de saúde da população brasileira, a desnutrição atualmente é identificada no envelhecimento como fator independente deixando de ser inerente o resultado de doenças. A mesma tem despertado o interesse pelo grande número de óbitos que causa a cada ano, poragravar doenças em atividade, tornando maiores os riscos de outras morbidades e, portanto, de mortalidade, mas, das duas formas de má alimentação que afetam o idoso, desnutrição e obesidade, a desnutrição merece atenção especial por grande associação com a morbimortalidade (NAJAS; PEREIRA, 2005; OTERO et al, 2002).
Além de ser uma causa ou efeito de doenças que afetam o idoso, a desnutrição tambémpode estar associada a alterações na composição da massa corporal. Assim, neste grupo etário se torna difícil distinguir se as alterações são fisiológicas ou se devem ao envelhecimento ou até mesmo sejam realmente uma consequência de um mau estado nutricional (ACUNÃ; CRUZ, 2004).
Tendo em vista as repercussões do envelhecimento no estado de saúde do individuo, bem como variáveis socioeconômicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação nutricional idosos
  • Avaliação Nutricional do idoso
  • Avaliação do estado nutricional de adultos e idosos e situação nutricional da população...
  • avaliação nutricional
  • Avaliação nutricional
  • avaliação nutricional
  • Avaliação nutricional
  • Avaliação nutricional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!