Avaliação nutricional em escolares no município de dom expedito lopes – pi

Páginas: 19 (4580 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Avaliação nutricional em escolares no Município de Dom Expedito Lopes – PI


Nutritional assessment in schoolchildren in the city of Don Expedito Lopes - PI

Luciana Melo de FARIAS1
Marijôse Darlomê Conrado SANTOS2



RESUMO

Objetivou-se traçar o perfil nutricional de escolares, na idade de 7 a 10, da rede municipal de ensino de Dom Expedito Lopes – PI. Foram avaliadas182crianças, com idadade, destes 52,75% eram do sexo masculino e 47,25%, do feminino. Com relação à renda família, todas as famílias referiram renda de zero a um salário mínimo. Quanto a escolaridade materna e paterna, a maioria 69,2% e 72,5%, respectivamente, possuíam ensino fundamental incompleto. As mães apresentaram grau de escolaridade (ensino fundamental completo - 27,5%) maior que os pais (ensinofundamental completo - 22,0%). Verificou-se que 6,6% das mães e 5,5% dos pais não sabiam lerA maioria das famílias possuía casa própria (79,7%) e 20,3% moravam em imóvel alugado. Foi observado que a maioria dos domicílios (74,7%) habitava de 1 a 3 pessoas e em 25,3% dos domicílios moravam 4 a 5 pessoas. Segundo o índice peso/idade, 79,1% das meninas e meninos estavam eutróficos. O Baixo peso paraidade foi encontrado em 19,8% das meninas e 17,7% dos meninos e o Muito baixo peso para idade foi encontrado em 1,1% dos meninos. Quanto ao Índice de Massa Corporal, a maioria dos meninos (86,4%) e meninas (91,8%) apresentou IMC baixo para idade. Nenhuma dos escolares avaliados apresentou déficit de estatura. Os resultados indicam um bom crescimento estatural dos alunos das escolas públicasavaliadas no município de Dom Expedito Lopes.

Palavras Chaves: Avaliação Nutricional; Escolares; Dom Expedito Lopes.
ABSTRACT

Objetivou-se traçar O perfil nutricional de escolares, Na idade de 7 a 10, da Rede municipal de ensino de Dom Expedito Lopes - PI. Foram avaliadas182 Crianças, com idadade, destes 52,75% eram do sexo masculino e 47,25%, do feminino. Com relação à renda família, como rendaTodas referiram Famílias de zero a UM salário mínimo. Quanto a escolaridade materna e paterna, a maioria 69,2% e 72,5%, respectivamente, possuíam ensino fundamental incompleto. Como mães apresentaram grau de escolaridade (ensino fundamental completo - 27,5%) Maior Que OS pais (ensino fundamental completo - 22,0%). Verificou-se que 6,6% das mães e dos pais de 5,5% Não sabiam lera maioria dasFamílias possuía Casa Própria (79,7%) e 20,3% moravam em imovel alugado. Foi observado que A maioria dos domicílios (74,7%) habitava de 1 a 3 Pessoas e em 25,3% dos domicílios moravam 4 a 5 Pessoas. Segundo o índice peso / idade, das 79,1% meninas e meninos eutróficos Estavam. O peso Baixo n º idade Foi Encontrado em 19,8% das meninas e dos meninos de 17,7% de óxido de etileno Muito baixo peso parágrafoidade Foi Encontrado em 1,1% dos meninos. Quanto ao Índice de Massa Corporal, uma maioria dos meninos (86,4%) e meninas (91,8%) apresentou IMC Baixo idade para. Nenhuma dos escolares avaliados apresentou déficit de estatura. Os resultados indicam bom hum Crescimento estatural dos alunos das Escolas Públicas avaliadas no município de Dom Expedito Lopes.

Key Words: Nutrition Assessment; Students;Don Expedito Lopes.




INTRODUÇÃO

O estado nutricional é o resultado do acesso e ingestão dos alimentos e de sua utilização biológica, ou seja, é o resultado equilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto energético do organismo para suprir as necessidades nutricionais do individuo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007).
A avaliação nutricional é a determinação do estado nutricional ou desaúde dos indivíduos ou grupo, sendo o primeiro passo no tratamento de desnutrição. O estado nutricional pode ser avaliado por alterações de tecidos orgânicos, de órgãos externos como a pele, mucosas, cabelos e os olhos, seguidos por exames bioquímicos. Entretanto, utiliza-se como um dos métodos principais de avaliação a antropométrica que constitui-se de uma investigação cientifica em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dom Expedito Lopes
  • I SEMINÁRIO PNAIC
  • Avaliação do estado nutricional de escolares do município de matutina
  • AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA/CE
  • AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ MT
  • avaliação nutricional
  • AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM HEMÓDIALISE EM UMA CLINICA NEFROLÓGICA DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI- MG
  • Avaliação nutricional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!