AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
No presente artigo pretendo expor algumas considerações sobre a avaliação no contexto do processo ensino-aprendizagem, observando qual é o seu papel no desenvolvimento do trabalho escolar e quais as suas possibilidades de aplicação junto ao educador. Dentro do ambiente educacional, a avaliação ocupa lugar de destaque, sendo que além dos alunos, osprofessores as instituições também são avaliados.
A LDB em seu artigo 24, V, afirma que a avaliação do trabalho escolar será contínua e cumulativa, devendo ser dada prioridade para os aspectos qualitativos, devendo, ainda prevalecer o desempenho do aluno ao longo do ano sobre o de uma eventual prova final. Ou seja, a avaliação no ensino assumiu a prática de “provas e exames”, gerando um desvio no usoda avaliação. Ao invés de ser um instrumento favorável a construção de resultados satisfatórios, tornou-se um meio para classificar os educando e decidir sobre a fase subseqüente. Deixando, de cumprir com seu papel, que é auxiliar o crescimento do aluno, e não decidir sobre ele.
Para iniciar uma avaliação do rendimento escolar que traduza na prática o compromisso da escola com o desenvolvimentodo aluno, três questões devem orientar o trabalho docente: Para que avaliar? O que avaliar? Como avaliar
A avaliação do aluno em sala de aula, tem como propósito promover o aperfeiçoamento do ensino que vem sendo oferecido. Avalia-se para identificar necessidades e prioridades, situar o próprio professor e o aluno no percurso escolar. As situações de avaliação não precisam ser criadas para avaliare medir o que a criança ainda não conseguiu aprender, mais sim para analisar intervenções adequadas que contribuam para o avanço de cada uma delas.
Analisando o seu curso, a avaliação deve assumir várias formas, umas mais sistemáticas, outras menos, umas mais formais, ou mais informais. O resultado das avaliações será apenas o reflexo do trabalho do professor. Pois avaliar e um processo queexige comprometimento e preserverança do professor para vencer os obstáculos que possam vim a surgir.
O professor deve estar sempre questionando sobre o valor do trabalho que está realizando com seus alunos: “o que faço em sala de aula contribui de alguma forma para o seu crescimento e evolução”.
É a partir do planejamento que realizou para promover o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, daseleção das competências e conhecimentos que priorizou e das estratégias que escolheu para desenvolver, que o professor irá esclarecer o que avaliar.
De acordo com Vasconcellos (2006) a elaboração do planejamento é um processo mental; que precede a ação, mas é relativo a uma situação desejada, e ocorre tendo como referência as três dimensões da ação humana consciente e intencional: realidade,finalidade e plano de ação mediadora, considerada como essência da elaboração do planejamento.
Ainda vivenciamos a “pedagogia do exame” no contexto escolar, que é permeada por uma prática autoritária, disciplinadora e classificatória que mantêm e reproduz a sociedade hegemônica.  Assim, apesar de alguns instrumentos avaliativos serem diversificados, na maioria das vezes, o tratamento com osresultados não costuma varia muito. Não damos atenção aos erros, e são eles que detectam as não aprendizagens e não pensamos sobre o que fazer para que as dificuldades sejam superadas.  Apesar dos professores definirem essa prática rotineira como avaliação, Luckesi (1999) destaca que fazemos mera verificação dos resultados obtidos pelos nossos alunos. 
Todavia, os resultados da avaliação têm sidoutilizados como um instrumento de questionamento em busca da qualidade e eficiência nas instituições de ensino no conjunto de seus serviços.
Vale salientar que, o conceito de avaliação é muito abrangente e contextualiza descrições qualitativas e quantitativas da atuação do aluno, enquanto permanece no espaço escolar e mais, emite julgamento de valor no que se refere ás metas propostas. Sendo assim, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A avaliação e o processo de ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem
  • avaliação do processo de ensino aprendizagem
  • “A avaliação no processo de ensino aprendizagem”
  • Avaliação do processo ensino-aprendizagem
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Avaliação no Processo Ensino e Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!