avaliação lagoa do araça

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO
Breve histórico
A "LAGOA DO ARAÇÁ" herdou seu nome do antigo "Sítio do Araçá", uma propriedade alagadiça da qual fazia parte e onde abundava a fruta "Araçá".
"Os araçazeiros são outras árvores que pela maior parte se dão em terra fraca na vizinhança do mar. A flor é branca e cheira muito bem. Aos frutos chamam araçazes, que são da feição de nêsperas, mas alguns muito maiores. Afruta se come inteira, e tem a ponta de azedo mui saboroso, da qual se faz marmelada, que é muito boa e melhor para os doentes de cãibras."
Notícias do Brasil - Gabriel Soares de Sousa - viajante (1587) 
Ainda hoje, sobrevivem alguns pés de Araçá nas proximidades da "LAGOA DO ARAÇÁ".

A Lagoa do Araçá esta localizada no Recife ocupa uma área de 14,2 hectares e é uma das vinte e quatro ZonasEspeciais de Proteção Ambientais (ZEPA). Apesar de encontra-se no centro da grande metrópole e ser alvo da grande especulação imobiliária e lazer, é ainda, uma feliz junção de beleza natural com cultural, o que é uma particularidade do local.

Ecossistema Manguezal-Lagoa do Araçá

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característicode regiões tropicais e subtropicais está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa,a cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.










A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espéciescaracterísticas desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida
No Brasil, os manguezais são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho, sendo incluídos em diversos dispositivos constitucionais (Constituição Federal e Constituições Estaduais) e infraconstitucionais(leis, decretos, resoluções, convenções):

Constituição Federal de 1988, artigo 225;

Lei Federal nº 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente; 

Código Florestal – Lei nº 4.771/1965;

Lei Federal Nº 7.661/98, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro;

Lei Estadual nº 9.931/1986 - Proteção dasÁreas Estuarinas;

Resolução CONAMA nº 04/1985;

Decreto Federal nº 750/93, que dispõe sobre o corte, a exploração, a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração da Mata Atlântica.

A observação desses instrumentos legais impõe uma série de ordenações do uso e/ou de ações em áreas de manguezal (Schaeffer-Novelli, 1994). Contudo, muitas atividades podem serdesenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos ou danos, entre elas:

Pesca esportiva, evitando-se a sobre pesca, a pesca de pós-larva, juvenis e de fêmeas ovadas;

Cultivo de ostras;

Cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias);

Criação de abelhas para a produção de mel; e

Desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e pesquisa cientifica.FAUNA
A fauna dos manguezais representa significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Os estoques de peixes, moluscos e crustáceos apresentam expressiva biomassa, constituindo excelentes fontes de proteína animal de alto valor nutricional. Os recursos pesqueiros são considerados como indispensáveis à subsistência das populações tradicionais da zona costeira.
IMPACTOS AMBIENTAIS
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de lagoas facultativas
  • ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA DA LAGOA DO ARAÇÁ – RECIFE – PE
  • Checklist ambiental sobre os impactos ocorridos na lagoa do araçá, rio paripe e forte orange (itamaracá).
  • lagoas
  • lagoa
  • Lagoas
  • Lagoa
  • Cras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!