Avaliação institucional

Páginas: 14 (3385 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2013
INTRODUÇÃO

Pensar em avaliação institucional sugere idéia de números, cálculos, porém ela pode ser pensada como uma forma de compreender, como está sendo desenvolvida a educação dos nossos alunos, analisando os resultados e verificando o que precisa ser modificado, visando a melhoraria da qualidade do trabalho.
  Compreende-se a avaliação institucional como mecanismo de produção,desenvolvimento científico e de juízo de valor sobre as instituições participativas, sejam elas escolas ou universidades, públicas ou particulares, possuidoras de uma estreita relação com os princípios metodológicos da avaliação institucional para a instrumentalização do processo avaliativo e da coleta e análise de dados e informações obtidas devido à interação e intervenção dos sujeitos da realidadeestudada. Segundo Sandra Azzi:
Uma avaliação que emerge de uma prática e que desempenhe uma função que vai além da constatação de resultados não pode ser uma avaliação facilitadora, daquela que mascaram a realidade, e muito menos uma avaliação que apenas classifica e reprova. Ela deve ser o resultado de uma análise crítica, permanente, da prática pedagógica, possibilitando a leitura e a compreensão doseu desenvolvimento. Constitui o ponto de partida para a tomada de decisões voltadas para o aperfeiçoamento dessa prática.(AZZI,Sandra. P. 14,2001.)
Percebemos o quanto é significativo a análise dos resultados para obter uma melhor compreensão das atividades que estão sendo praticadas em sala de aula e como esses resultados podem ajudar no futuro educacional de cada aluno.
No Brasil os métodosavaliativos utilizados pelo governo são: Prova Brasil/ SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o ENADE (Exame Nacional do Desempenho do Estudante). Já no Ceará o órgão público responsável pela avaliação do nível de aprendizagem do aluno é o SPAECE (Sistema Permanente daEducação Básica do Ceará). Estudos sobre esse tema ainda são poucos, por serem considerados como algo proibido, nas palavras de Maria Estrela Araujo Fernandes, pode - se compreender que:
Existe um tabu em relação à avaliação institucional: é um assunto que muitos temem, alguns consideram difícil, outros acham que é “politicamente proibido”. Estas reações dificultam a construção de um processoavaliativo confiável, voltado para a qualidade do ensino, a recuperação da dignidade profissional do educador e a autonomia da escola. (FERNANDES, Maria Estrela Araújo. P.15.2001)
A avaliação institucional não mais é vista como um instrumento de controle burocrático e centralizador, em conflito com a autonomia. Ela está sendo institucionalizada como um processo necessário de administração do ensino,como condição para a melhoria do ensino e da pesquisa e como exigência da sociedade democrática. Buscando desenvolver uma educação com melhores desempenhos no que diz respeito às melhorias das características existentes na educação.

O QUE É AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
Antes de definir avaliação institucional, é necessário entender o significado de avaliação. Pesquisando no dicionário Aurélio,temos a seguinte definição: 1 – Ato ou efeito de avaliar; Valor determinado pelos avaliadores. Assim a avaliação institucional pode ser definida como sendo a prática de avaliar a escola ou universidade, em que todos os sujeitos que dela participam são avaliados e avaliadores. Como cita Maria Estrela:
A Avaliação Institucional, por sua vez, destina – se a avaliação de instituições (como a escola eo sistema educacional), de políticas e projetos. Centra sua atenção nos processos, relação, decisões e resultados das ações. Nesse sentido, para ser completa, a Avaliação Institucional contempla e incorpora os resultados da avaliação de Aprendizagem. (FERNANDES, Maria Estrela Araújo. P. 41,2001)
. Há duas correntes de pensamentos sobre a Avaliação Institucional. A primeira é a avaliação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • avaliaçao institucional
  • avaliação institucional
  • avaliação institucional
  • Avaliação institucional
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
  • avaliação institucional
  • Avaliação institucional
  • Avaliação Institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!