avaliação institucional

Páginas: 11 (2537 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
PONTOS E CONTRAPONTOS DO SISTEMA DE COTAS BRASILEIRO












Nova Iguaçu-2013

INDICE

1- Introdução......................................................................................................................4

2- O sistema de cotas nas universidades públicas.............................................................5

3-Sistema de Cotas: instrumentoeficiente de inclusão social...........................................6

4-Contra o sistema de cotas...............................................................................................7

5-Manifesto dos 113 cidadãos antirracistas contra as leis raciais.....................................8

6-Manifesto em defesa da constitucionalidade dascotas..................................................9

7- Conclusão....................................................................................................................10

8-Bibliografia...................................................................................................................11

































1- INTRODUÇÃO

O Sistema de Cotas é algo polêmico eque divide a opinião da sociedade. De um lado existem pessoas acreditando que através desse sistema ocorre à democratização do ensino para todos. Do outro lado, que esse sistema insere de forma errônea pessoas que não estão preparadas para frequentar um curso superior.
A história das ações afirmativas teve seu início nos EUA, durante a época das lutas pelos direitos civis, em meados da década de1960, como forma de promover a igualdade social entre os negros e brancos norte-americanos.
A partir de então, o presidente John Kennedy passou a validar ações que tinham como objetivo auxiliar as pessoas pobres e diminuir a desigualdade entre classes.
O que poucas pessoas sabem, é que os sistemas adotados pelo governo dos EUA beneficiaram à classe média negra, ao invés de todas as classes maisbaixas da população do país.
No início, o que se pretendia com estas políticas, era diminuir a discriminação social, advinda da diferença de pigmentação da pele e dos combates entre o norte e sul do país. Mas, o que ficou evidente, foi a insuficiência de tais ações para incluir toda a população negra.
Por fim, concluiu-se que o debate sobre o sistema de cotas inaugura uma fase de discussões maisexplícitas sobre as questões raciais, o que favorece a transformação do afro-descendente no sentido de atuar de forma crítica e emancipatória na conquista de seus direitos.


























2- O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

O sistema de cotas no ensino público brasileiro é fruto da política de inclusão social elaborada pelo Governo Federal combase no artigo 206, inciso I, da Constituição Federal, o qual determina como princípio do ensino, dentre outros, "a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola", sendo instituído em alguns Estados através de leis estaduais que permitem que um percentual de vagas nas universidades públicas estaduais seja reservado a um grupo de candidatos, segundo critérios baseados nosindicadores socioeconômicos, ou na cor ou raça do indivíduo.
Nesse sistema os alunos que provém da escola pública e da escola privada concorrem a vagas distintas, ou seja, as vagas são divididas, em algumas instituições ambas as partes ficam com 50% das vagas, e eles concorrem apenas entre si.
Recentemente, a polêmica das cotas ganhou mais repercussão, ressurgindo nas páginas dos jornais e na mídia, apóspedido do Partido Democratas (DEM) para que fossem suspensas as cotas raciais de 20% nos vestibulares da Universidade de Brasília (UnB). Ressalte-se que nesse pedido os critérios socioeconômicos para o referido benefício não foram objetos de protesto. O foco recaía diretamente sobre a questão racial.
A ação ajuizada pelo DEM, ocorrida em abril de 2009, alegava que o sistema de cotas raciais da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação institucional
  • avaliaçao institucional
  • avaliação institucional
  • Avaliação institucional
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
  • avaliação institucional
  • Avaliação institucional
  • Avaliação Institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!