Avaliação escolar

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
INSTITUTO PRÓ SABER

CÂNDIDA RIBAS DE OLIVEIRA

AVALIAÇÃO ESCOLAR

RESENHA CRÍTICA

Cândido Sales / Bahia

2011
CÂNDIDA RIBAS DE OLIVEIRA

AVALIAÇÃO ESCOLAR

RESENHA CRÍTICA

Resenha Crítica apresentada ao Instituto Pró Saber, como requisito parcial para obtenção do título de Pós Graduada em História e Cultura Afro - Brasileira.

Orientadora:Profª. Ana Paula Santos.

Cândido Sales / Bahia

2011

SÍNTESE

Em nosso cotidiano estamos constantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que conosco estabelecem processos de interação, mesmo que muitas vezes não o percebamos conscientemente. Há, entretanto, um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino dos sujeitos: a escola. A avaliação escolar éexplicitada através das notas que os alunos conseguem obter, porém, a forma pela qual essa avaliação é representada pelos professores, frequentemente vem provocando sérios prejuízos àqueles que a ela são submetidos. A desvalorização por boa parte dos professores dos conhecimentos que os alunos trazem de sua vivência no cotidiano faz com que muitas vezes estes fiquem quase que totalmente desmotivados para aaprendizagem que deles vai ser exigida pelo currículo escolar. Os saberes construídos fora do contexto escolar perdem sua validade na escola, uma vez que só são valorizados os padrões determinados pela instituição, e o aluno da camada social menos favorecida, fracassa diante da expectativa a seu respeito.
Usualmente a avaliação é vista pelo aluno um ato unilateral para promoção, e não comoparte constituinte do processo de ensino – aprendizagem e, para muitos professores, é mais um ritual exigido pela escola, tendo em vista a premiação dos melhores. Isso faz com que a avaliação seja vista pelos educandos como um castigo e, muitas vezes, pelos professores como um meio de demonstrar sua autoridade, punindo o aluno pelos erros que muitas vezes ele próprio provocou.
Avaliarqualitativamente significa valer-se, não apenas de dados quantificáveis, mas utilizar estes dados dentro de um quadro mais amplo, onde o envolvimento e comprometimento do professor são fundamentais. Através dessa prática, educando e educador, são colocados frente às suas expectativas. Nesse tipo de avaliação o educador deixa de ser um coletor de dados quantificáveis para se tornar um investigador daaprendizagem do aluno, da forma pela qual estão aprendendo e do que fazer para melhora-la, interpretando os fatos dentro de um quadro de valores que fundamentam sua postura.

AVALIAÇÃO CRÍTICA

Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos maisproblemáticos na prática pedagógica. Apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão não tem sido muito clara.
Sabe-se que a educação é um direito de todos os cidadãos, assegurando-se a igualdade de oportunidades (Constituição Brasileira). Inseridas neste contexto, ao estudarem, as pessoas passammuitas vezes pela avaliação, cujos aspectos legais norteiam o processo educacional através dos regimentos escolares. Assim, as avaliações são tidas como obrigatórias e, através delas, é expresso o "feedback" pelo qual se define o caminho para atingir os objetivos pessoais e sociais.
Hoje a avaliação, conforme define Luckesi (1996, p. 33), "é como um julgamento de valor sobre manifestaçõesrelevantes da realidade, tendo em vista  uma tomada de decisão". Ou seja, ela implica um juízo valorativo que expressa qualidade do objeto, obrigando, consequentemente, a um posicionamento efetivo sobre o mesmo. Analisando a avaliação pela concepção de Michel Barlow (2006), esta acaba por tornar-se uma ação geral que, invariavelmente, remete a um julgamento sobre algo ou alguém. Estabelecendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação escolar
  • Avaliação escolar
  • Avaliação escolar
  • Avaliação escolar
  • Avaliação Escolar
  • avaliação escolar
  • Avaliação Escolar
  • Avaliação escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!