Avaliação endodontia

Páginas: 6 (1350 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
FACULDADE CATHEDRAL
PRIMEIRA AVALIAÇAO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA
BOA VISTA – RR

Acadêmico: Jonathan Sousa Amorim

1 - Lopes & Siqueira Jr (2010) classificam o paciente em colaborador, refratário e simulador. Em relação ao paciente que se posiciona uma fobia específica e isolada ao tratamento odontológico, pergunta-se:

a - Qual a classificação, de acordo com o CódigoInternacional de Doenças (CID), na qual esse paciente pode ser enquadrado?

R= CID n° F40.2-F

b- Na Classificação de Lopes & Siqueira Jr (2010), como se pode denominar esse paciente?

R= Paciente refratório.

2- Descreva as doenças inflamatórias da polpa que podem ser diagnosticadas histopatologicamente. A seguir, descreva as doenças da polpa, quanto ao seu diagnósticoclínico(classificação clínica). Finalmente, estabeleça uma correlação entre essas duas classificações.

R=
* Pulpite Reversível: uma leve alteração inflamatória da polpa, em fase inicial, em que a reparação tecidual advém uma vez removida o agente desencadeador do processo. Em resposta a uma lesão cariosa profunda, que ainda não causou exposição, vasos sanguíneos pulpares tornam-se dilatados, em quadroconhecido histologicamente como hiperemia.
Diagnóstico clínico: é usualmente assintomático, mas em determinadas situações o paciente pode acusar dor aguda, rápida, localizada e fugaz, cedendo imediatamente ou alguns segundo após a remoção do estimulo.
* Pulpite Irreversível: mesmo com a remoção de irritantes não é suficientes para reverter o quadro, havendo a necessidade de intervenção direitana polpa. Histologicamente à presença de micro-abcesso na região pulpar e intenso infiltrado inflamatório.
Diagnostico clínico: a maioria dos pacientes não se queixa de dor, mas quando a mesma está em um estágio avançado a dor relatada é pulsátil, excruciante, lancinante, contínua e espontânea. Os pacientes comumente procuram o profissional com uma bolsa de gelo ou relatam alívio com o uso damesma.
* Periodondite apical aguda: a analise histopatológica evidencia hiperemia e a presença de um infiltrado inflamatório no ligamento periodontal contendo, predominantemente neutrófilos PMNs. Fibras colágenas podem estar dilaceradas como resultado do edema formado.
Diagnostico clínico: dor intensa, espontânea e localizada. Sensação de dente crescido.
* Abscesso perirradicular agudo:histologicamente há presença de reação intensa, localizada e adjacente ao forame apical, caracterizada pela presença de exsudado purulento. Células inflamatórias podem ser detectadas em combate franco contra bactérias, em estado de degeneração ou já deteriorados. As fibras periodontais podem se encontrar dilaceradas pelo edema intenso.
Diagnostico clínico: verifica-se tumefação intra e/ou extraoral,flutuante ou não, o que dependerá do estágio de evolução do abscesso. Dor intensa, localizada, pulsátil e lacinante, podendo ou não apresentar linfadenite regional, febre ou mal-estar.
* Periodondite apical crônica: histologicamente no ligamento periodontal adjacente ao forame apical ou as ramificações observa-se a presença de um infiltrado inflamatório do tipo crônico, composto basicamente delinfócitos, plasmocitos e macrófagos, e de componente do processo de reparo tecidual, como fibroblastos, além de fibras nervosas e vasos sanguíneos neoformados. Não há ainda reabsorção óssea.
Diagnostico clínico: ausência de dor. Presença de cárie profunda ou restaurações extensas associada ou não à cárie recidivante.
* Granuloma perirradicular: histologicamente é constituída por uminfiltrado inflamatório do tipo crônico, associado a elementos de reparação, caracterizando um tecido granulomatoso que substitui o osso reabsorvido. Na periferia, circunscrevendo a lesão, encontra-se uma cápsula composta basicamente por fibras colágenas.
Diagnostico clínico: assintomático. Presença de cárie e/ou restauração extensa. O dente pode apresentar escurecimento, oriundo do necrose pulpar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • endodontia
  • Endodontia
  • endodontia
  • endodontia
  • endodontia
  • Endodontia
  • endodontia
  • Endodontia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!