Avaliação do sistema de gestão dos resíduos sólidos hospitalar

Páginas: 14 (3411 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALAR

Este estudo trata de um diagnóstico da gestão dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) no Hospital. Foi aplicado um questionário para médicos e equipe de enfermagem no Centro Obstétrico, Bloco Cirúrgico, Centro Cirúrgico Ambulatorial, Centro de Tratamento Intensivo, Serviço de Anestesia, Unidades de internação e Quimioterapia paraidentificar o nível de conhecimento em relação às questões relacionadas ao manejo de resíduos. Os assuntos abordados no questionário tratavam da classificação dos resíduos, dos riscos para os indivíduos e o meio ambiente, dos tratamentos adequados, das formas de disposição final e das responsabilidades dos geradores. Verificou-se que as principais exigências das novas resoluções que tratam dos RSS,a 306/04 da ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) e 358/05 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) já foram implantadas no Hospital, porém, considerando o porte do Hospital com 4.000 funcionários, será necessário um programa estruturado de capacitação e comunicação para melhorar o nível de conhecimento dos colaboradores que atuam na área assistencial. Os resultados demonstraram que nogeral os funcionários possuem alguma informação sobre o manejo adequado de resíduos, estão sensibilizados tanto para as questões dos resíduos gerados nas suas áreas quanto para o impacto destes no meio ambiente. Com este diagnóstico é possível constatar que existe um ambiente propício para aprimorar o nível de informação em RSS e introduzir novos conceitos com o objetivo de ampliar os aspectosambientais trabalhados até hoje na Instituição.

Descritores: Resíduos de Serviços de Saúde; Gerenciamento de Resíduos; Resíduos Sólidos.

INTRODUÇÃO

As questões relacionadas aos aspectos ambientais em uma instituição hospitalar são de relevância considerável no contexto da manutenção da qualidade de vida de uma sociedade.
Os impactos ambientais causados pelo gerenciamento inadequado dosresíduos hospitalares podem atingir grandes proporções, desde contaminações e elevados índices de infecção hospitalar até a geração de epidemias ou mesmo endemias devido a contaminações do lençol freático pelos diversos tipos de resíduos dos serviços de saúde.
Este trabalho subsidia uma parte importante e relevante da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental amplo no Hospital, através daimplantação de um eficiente e adequado gerenciamento de Resíduos Sólidos, atendendo a legislação específica e satisfazendo as necessidades da organização.
Em todas estas fases é fundamental a participação dos colaboradores, que devem ser sensibilizados e treinados para que todos os aspectos dos programas de gestão ambiental sejam atendidos no futuro.

Este trabalho aplica técnica de pesquisa internacom os colaboradores da área assistencial, médicos e equipe de enfermagem, visando realizar um diagnóstico do sistema de gestão de resíduos e suas conformidades com a legislação vigente. Os resultados deste diagnóstico poderão subsidiar a elaboração de um planejamento apoiado por um amplo programa de sensibilização e treinamento.

MÉTODOS

Foi efetuada revisão bibliográfica através depesquisa em livros; revistas técnicas; artigos; normas e resoluções; endereços eletrônicos da internet como “GOOGLE” utilizando “resíduos serviços saúde” como referência e acesso a bases de dados como: BIREME (sistema Latino Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde) e LILACS (literatura Latino-Americana e do Caribe de informação em Ciências da Saúde).

O questionário é o instrumentoaplicado para realizar um levantamento da situação da gestão de resíduos sólidos no Hospital. A escolha deste método justificasse pela praticidade considerando que os sujeitos pesquisados trabalham na área assistencial com grande demanda de atendimento, o que torna complexa uma abordagem de entrevista.
Este questionário contém questões abertas e fechadas. Muitas das questões refletem o dia-a-dia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES
  • Sistema de gestão dos residuos solidos urbanos
  • Sistema de gestão ambiental de resíduos sólidos
  • Logística reversa aplicada a gestão de resíduos sólidos hospitalares
  • Gerenciamento de Resíduos Hospitalares Sólidos
  • Residuos solidos hospitalares
  • Resíduos sólidos hospitalares
  • Avaliação dos resíduos sólidos e líquidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!