Avaliação do processo ensino-aprendizagem

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: MARIA ONEIDE









AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM









TERESINA MAIO DE 2014

AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
1. O conceito de avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas

O termo avaliar tem sido constantemente associadoa fazer provas, atribuir notas, passar de ano. Isso de acordo com uma concepção pedagógica arcaica, sendo a educação uma mera transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como um ser passivo e receptivo.
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia genética, a educação e concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista odesenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando, nessa abordagem o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção do seu próprio conhecimento.
Dentro dessa visão a avaliação pode ser compreendida como forma de verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem, nessa perspectiva, a avaliação assume umsentido orientador e cooperativo, pois permite que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades para continuar progredindo na construção do conhecimento.
Um professor autoritário e inseguro poderá ver na avaliação uma arma de tortura ou punição para alunos apáticos ou indisciplinados, por sua vez um professor que seja um profissional sério e responsável encarará a avaliação como uma formade diagnóstico dos avanços e dificuldades dos alunos e como indicador para replanejamento de seu trabalho docente. Nessa perspectiva, a avaliação ajuda o aluno a progredir na aprendizagem, e o professor a aperfeiçoar sua prática pedagógica.

2. O que é avaliação: princípios básicos

Avaliação é um processo de coleta e análise de dados, tendo em vista verificar se os objetivos propostas foramatingidos. A avaliação da aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do trabalho docente, já que ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o professor está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. A avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos, fornece ao professor indicações de como deve encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, visando aperfeiçoá-la, dessa formaa avaliação contribui para a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino.
A partir do que foi exposto acima, podemos tirar algumas conclusões sobre os pressupostos e princípios da avaliação:
a) A avaliação é um processo contínuo e sistemático - não pode ser esporádica ou improvisada e deve ser constante e planejada.
b) A avaliação é funcional, por que se realiza em função dos objetivosprevistos.
c) A avaliação é orientadora, por que indica os avanços e dificuldades do aluno, também ajuda o professor a replanejar seu trabalho.
d) A avaliação é integral, pois considera o aluno como um ser total e integral e não de forma compartilhada.

3. Distinção entre testar, medir e avaliar

O termo avaliar foi utilizado durante certo tempo como sinônimo de medir e testar, mas essaabordagem, que identificava avaliação com medida, logo deixou transparecer sua limitação: nem todos os aspectos da educação podem ser medidos. Verificou-se então que os termos avaliar, medir e testar possuem conotações distintas.
Testar significa submeter um teste ou experiência, ou seja, verificar o desempenho de alguém ou alguma coisa, por meio de situações previamente organizadas, chamadas testes.Medir significa determinar a quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa. O resultado de uma medida é expresso em números, daí sua objetividade e exatidão, a medida se refere sempre ao aspecto quantitativo do fenômeno a ser descrito.
Avaliar é julgar ou fazer uma apreciação sobre alguém ou alguma coisa, assim a avaliação consiste na coleta de dados quantitativos e qualitativos e na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A avaliação e o processo de ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem
  • avaliação do processo de ensino aprendizagem
  • “A avaliação no processo de ensino aprendizagem”
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Avaliação no Processo Ensino e Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!