Avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
Nome:

RA: Disciplina

Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem
Unidade 1

INTERAGINDO COM O CONHECIMENTO


[pic]


A partir da leitura e análise do material acima apresentado, realize uma leitura interpretativa do texto abaixo e responda: “Qual importância você atribui a avaliação da aprendizagem na construção de seu conhecimento?”.


Logo a seguir poste no ambientevirtual de aprendizagem, na ferramenta: ATIVIDADES, o material solicitado


“Avaliação da aprendizagem... mais uma vez”


*Cipriano Carlos Luckesi


http://www.luckesi.com.br/index.htm 


Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29.


Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de uma escolaque atende do maternal ao final do quinto ano do Ensino Fundamental, passando para um sexto ano, em outra escola. Impressiona-me ver a mudança dessas crianças em suas falas e em suas crenças sobre o que, nesse espaço de ensino, denominamos de avaliação.


A experiência anterior dessas crianças estava relacionada com uma ação pedagógica que investe no processo da aprendizagem, a atualexperiência está comprometida com o investimento no seu produto. Isso faz a diferença. Em pequeno espaço de tempo, as crianças mudaram seu centro de atenção, seus valores, assim como sua expressão. Antes, eu ouvia as crianças dizendo --- “Hoje, tivemos uma atividade legal na escola”, agora, ouço-as dizendo: “Tirei 3.2, valendo 5”; “Tirei 2, valendo 3”; “Tirei 7. Graças a Deus, já passei nessa unidade;com isso é mais fácil chegar ao final do ano com 28 pontos, necessários para a aprovação”; “Amanhã é dia de prova. Todos, na escola, vão fazer prova e vai ser com fiscal”. Meu Deus, do dia para a noite, os conceitos e os valores deram um salto, para pior, acredito eu! Neste momento do ano escolar, estamos vivendo os primeiros dias do mês de maio, portanto a dois meses do início do ano letivo, e,nesse curto espaço de tempo, as crianças


mudaram sua linguagem e seu modo de ser, vivido durante os longos anos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Elas vinham de uma experiência de investimento no processo e passaram para uma experiência de investimento no produto e esse fato é fundamental para compreender essa mudança.


Exatamente esta é questão que tenhoexposto em escritos e em falas, sinalizando a diferença entre avaliar e examinar. Parece que ela tem sido compreendida conceitualmente, mas, de fato, não tem gerado condutas novas entre os educadores. Daí, mais uma vez, insistir no tema.


O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”; no máximo, em uma escala mais ampla de graus,tais como as notas, que variam de 0 (zero) a 10 (dez) ou como é uma escala de conceitos, que pode conter cinco ou mais graus. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e classificação dos que aprenderam e dos que não


aprenderam. E isso basta. Deste modo, o ato de examinar está voltado para o passado, na medida em que deseja saberdo educando somente o que ele já aprendeu; o que ele não aprendeu não traz nenhum interesse.


Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.


Assim, a avaliação é diagnóstica. Como investigação sobre o desempenho escolar dosestudantes, ela gera um conhecimento sobre o seu estado de aprendizagem e, assim, tanto é importante o que ele aprendeu como o que ele ainda não aprendeu.


O que já aprendeu está bem; mas, o que não aprendeu (e necessita de aprender, porque essencial) indica a necessidade da intervenção de reorientação..., até que aprenda. Alguma coisa que necessita de ser aprendida, como essencial, não pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A avaliação e o processo de ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • avaliação do processo de ensino aprendizagem
  • “A avaliação no processo de ensino aprendizagem”
  • Avaliação do processo ensino-aprendizagem
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Avaliação no Processo Ensino e Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!