Avaliação do desempenho e eficiência técnica na conversão de toros de combretum imberbe na inchope madeira

Páginas: 38 (9454 palavras) Publicado: 15 de março de 2013
DEDICATÓRIA















Aos meus pais, Gregório Jossefa e Maria da Assunção Jossefa, aos meus irmãos Bruno Evans de Vasconcelos Jossefa, Edmundo da Assunção Vasconcelos Jossefa e Ana Jackeline de Vasconcelos Jossefa.


















AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus em primeiro lugar, pelo dom da vida, pelacapacidade de aprendizagem e pela oportunidade que me foi concedida de realizar um dos meus grandes sonhos que é estudar.
Ao meu supervisor Engº. Claúdio Gumane Juizo pelos ensinamentos, orientação, incentivo, auxílio nos momentos mais difíceis, pelos sábios conselhos e pelo apoio em todas as fases do trabalho.
Aos meus familiares, que sempre me incentivaram na busca doconhecimento e acreditaram na minha capacidade, em especial ao José Vasconcelos, Celso Jossefa, Eduardo Jossefa, José Edmar de Vasconcelos, Anastácio Mauro Vasconcelos, Edmundo Jossefa e Lutário Mabjaia.

Ao professor Doutor Andrade Fernando Egas e ao Engº. Jorge Baptista Alguineiro, que mesmo distantes colaboraram na realização do trabalho, dando algumas sugestões que permitiram a realização domesmo.
Ao inesquecível Instituto Superior Politécnico de Manica, por proporcionar os melhores momentos da minha vida, em especial ao Engº. Ernesto Estevão Nombora (in memoriam), que Deus o tenha e ao Engº. Arnaldo Ernesto Uetela, pois, de uma forma ou de outra, aprendi algo com eles que servirá de experiência.

Aos trabalhadores da serração Inchope Madeira, em especial ao Sr.José Augusto Pinto e o Sr. Deni, por terem colaborado na recolha de dados e principalmente pela generosidade e hospitalidade.
Aos meus amigos e colegas de turma, pelo companheirismo, respeito e contribuição durante o curso, em especial ao Maquias dos Santos Chiutano, drº. Benito Mechisso, Engº. Alcídio Vilanculos, Engº. José Luís Pires, Ancha Helena Jamal, Luís Baptista Paulo Janota, MariaLuísa Arrota, Cláudio Miguel Matavela, Florinda Sebastião Pedro, Mauro Sebastião Micheu, Alba Celeste José, Carlos Joaquim Jeque, Inoque Chaora, Nuno Miguel Monteiro e aos demais não mencionados pela amizade, apoio, ânimo e incentivo.


Muito Obrigado.



RESUMO

O presente trabalho objectivou avaliar o desempenho e eficiência técnica na conversão de toros de Combretum imberbe naempresa Inchope Madeira, localizado na zona industrial da cidade de Chimoio. Para tal, selecionou-se ao acaso 54 toros de Combretum imberbe, divididos em 6 classes diamétricas, tendo resultado em 9 toros por classe diamétrica, com intervalos de variação dos diâmetros de 40 a 64 cm e 2.01 a 2.89 cm de comprimento. Os toros foram submetidos ao desdobro na serra fita automática acoplada ao carroporta-toro, usando a técnica de corte tangencial sucessivo e cronometrou-se o tempo efectivo de desdobro. O tempo considerado foi a partir da entrada dos toros na esteira alimentadora até a saída do produto final. Os resultados obtidos no estudo mostraram que o rendimento volumétrico total varia de 44.17 a 63.46 %, o valor por metro cúbico de madeira serrada teve uma variação de 9.513,94 a 11.974,38Mt/m³, com uma média geral de 10.641,48 Mt/m³, valor superior a madeira de 1ª classe de qualidade aplicado pela serração que é de 8.000,00 Mt/m³. O valor por metro cúbico de madeira em toro encontrado no estudo foi de 6.477,56 Mt/m³, valor este superior ao custo de toro da empresa que é de 4.000,00 Mt/m³, isto do ponto de vista teórico evidencia uma rentabilidade no processo de produção. Emtermos de produtividade, a média geral foi de 0.21m³/operário/turno, valor este que traduz uma baixa produtividade da empresa Inchope Madeira, quando comparando com outras serrações do mundo. A técnica mais usada para a conversão de toros na empresa Inchope Madeira é o corte tangencial sucessivo.

Palavras-chave: Desdobro do toro, rendimento, $/m³ de madeira.











Conteúdo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eficiência da Avaliação de Desempenho
  • avaliacao do nivel de escoamento de madeira em toro
  • Comparação de técnicas de avaliação de desempenho
  • Avaliação de Desempenho de Técnicas de redução de dimensionalidade para projeções multidimensionais
  • Eficiencia da conversão de energia
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!