Avaliação do conhecimento e responsabilidade da população de itanhaém no controle do mosquito aedes aegypti

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2011
Introdução: O Município de Itanhaém possui 599,1Km² e 91.153 habitantes, localiza-se no litoral do Estado de São Paulo na Região Metropolitana da Baixada Santista. A Baixada Santista desde 1997, vemsofrendo uma epidemia de dengue com conseqüências drásticas para região. Itanhaém enfrentou no ano de 2007 uma epidemia de dengue, apresentado 1107 casos confirmados da doença e 01 óbito por SHD.Durante o pico da epidemia os profissionais responsáveis pelo Programa de Controle da Dengue do Município sentiram a necessidade de desenvolver um estudo que viesse contribuir para mensurar o conhecimentoem relação à Dengue na comunidade, para adequar o trabalho desenvolvido diariamente pelo programa.

Objetivos: Este trabalho visou detectar o conhecimento, participação e a responsabilidade dapopulação durante a epidemia de dengue no município.

Metodologia: Estudo quantitativo realizado em 2007 a partir de uma amostra aleatória de 582 donas de casa de diversos bairros do município.Utilizou-se como instrumento um questionário semi-estruturado contendo 09 perguntas, abordando o conhecimento das entrevistadas quanto às formas de transmissão do dengue e a gravidade da doença e a suapercepção em relação participação e a responsabilidade da população durante a epidemia de dengue no município.

Resultados: Dos 582 questionários aplicados 70,1% sabem que dengue é uma doençatransmitida através da picada do mosquito infectado; 40,1% que a epidemia de dengue ocorrida no município deve-se ao pouco investimento por parte do governo para combater o mosquito; 80,1% que a epidemia dedengue é de responsabilidade de todos (governo e comunidade); 93,5% a melhor forma de combater a dengue e a eliminação dos criadouros; 68,7% sabem que a fêmea do Aedes aegypti coloca seus ovos emrecipientes com água limpa; 63,6% responderam que para amenizar a quantidade de mosquitos depende da conscientização; 25,4% são cadastradas no PSF; 64,4% responderam corretamente quais são os sintomas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O conhecimento etnoentomológico do mosquito da dengue aedes aegypti (díptera, culicidae) no município de itapajé, ce.
  • Aedes Aegypti
  • Aedes aegypti
  • Avaliação do conhecimento da população sobre toxaríse
  • Avaliação da atividade repelente de óleos essenciais para Aedes aegypti (Diptera: Culicidae)
  • O aedes aegypti e a dengue
  • Dengue
  • POLÍTICA PÚBLICA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!