AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM EM DUAS MICROBACIAS DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL

Páginas: 15 (3533 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV – LITORAL NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
BACHARELADO EM ECOLOGIA




MAURÍCIO JORGE FERREIRA LEAL







AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM EM DUAS MICROBACIAS DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL







Rio Tinto,
2014.








MAURÍCIO JORGEFERREIRA LEAL








AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM EM DUAS MICROBACIAS DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL






Relatório apresentado à disciplina de Estágio III, do curso de Bacharelado em Ecologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.


Orientador: Profa. Drª. Nadjacleia Vilar Almeida e
Profa. Drª Milena Dutra da Silva






SUMÁRIOINTRODUÇÃO

Uma das condições para que o ser humano possua uma qualidade de vida e um bem-estar elevado é que a sua relação com a natureza não altere as funções do meio e nem comprometa suas técnicas produtivas ou até mesmo recreativas fazendo uso dos recursos naturais. As alterações promovidas por essas técnicas que se desenvolveram ao longo dos tempos podem ser classificadas em vários grausde transformação nos sistemas naturais.
Os benefícios dispostos pela natureza podem se dar de forma direta ou indireta, proporcionando inúmeros serviços ao homem na medida que a integridade de suas funções naturais é mantida. De Groot (1992 e 2006), atenta que a natureza realiza cinco grupos de funções principais: o de regulação, de habitat, de produtividade, de suporte e de informação. Já Borne Talocchi (2002) apud Fávero et al. (2008) afirmam que os recursos ou bens, produtos ou elementos e, os serviços naturais, processos protetores e regulatórios entre outros, são de grande valia para bem-estar dos seres humanos e dos demais seres vivos.
No entanto, transformações antrópicas quando realizadas visando apenas um aumento do lucro direto, com bases no pensamento do avanço tecnológicoe sem nenhuma característica ergonômica sustentável, acabam provocando grandes distúrbios nos sistemas naturais, distúrbios esses com consequências futuras sobre a própria civilização humana. (FÁVERO et al., 2004; FÁVERO, 2007).
Quando as funções da natureza terminam comprometidas, a exemplo dos distúrbios causados pela atual tendência de concentração das populações em áreas urbanas, o serhumano tem cada vez menos oportunidades ou espaços para ter um contato direto com a natureza. A importância desse contato para saúde já pode ser comprovada de forma científica tendo em vista que, com a urbanização ocorre a substituição da paisagem natural por concreto e outros tipos de cobertura (FÁVERO et al., 2004; e FÁVERO, 2007).
De acordo com alguns autores como o próprio Odum (1985)perturbações introduzidas pelos humanos (antrópicas), nos ecossistemas, são súbitas, violentas, ou até mesmo arrítmicas, para que ocorra um processo de adaptação da comunidade biótica. Portanto, impactos que poderiam ser facilmente absorvidos nas paisagens naturais, em paisagens antropogênicas podem ser desastrosos.
Desse modo, se faz necessários que as populações humanas adotem uma postura profilática e quevalorize as medidas conservacionistas nos processos de planejamento do uso da terra e de transformação do meio natural. Isto deve ser visto como um processo emergencial que, através da utilização de conceitos e métodos, gerem um melhor aproveitamento da natureza como um todo. Entre as várias abordagens geográficas que desenvolvem conceitos e métodos para gerar uma maior integração entre asociedade e a natureza, podemos destacar a Ciência da Paisagem, cujos princípios básicos são: a construção de conceitos e métodos que buscam integrar os elementos da natureza e da sociedade de forma espacializada e georreferenciada; e a valorização da natureza e do entendimento de suas leis para buscar estabelecer suas potencialidades (NUCCI, 2001; e FÁVERO, 2007).
Estes princípios são essenciais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transformação da paisagem
  • A din mica da paisagem na microbacia hidrogr fica do Rio S o Jo o
  • Avaliação do índice de qualidade de água no rio pirajibu
  • Influência de duas microbacias pareadas na qualidade de água do rio das Velhas
  • rio paraiba
  • rio paraiba
  • Relevo e transformação de paisagem
  • Avaliação comparativa de índices de qualidade de água: rio miranda, córregos bandeira e cabaça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!