Avaliação de recursos humanos

Páginas: 12 (2789 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
ESTUDO DE GESTÃO DE PESSOAS

PARANAÍBA

2006

1 REMUNERAÇÃO

A remuneração é a função de RH que lida com as recompensas que as pessoas recebem em troca do desempenho das tarefas organizacionais (CHIAVENATO, 2004).

De acordo com Chiavenato (2004), a remuneração total é composta por três componentes, remuneração básica, que é o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regularna forma de salário mensal ou na forma de salário por hora.

Por incentivos que são concedidos sob diversas formas, através de bônus e participações nos resultados como recompensas por resultados alcançados. O terceiro componente é os benefícios que são concedidos através de vários programas, como férias, seguro de vida, transporte subsidiado, refeições subsidiadas etc.

Recompensas financeirase não-financeiras.

De acordo com Boudreau, Milkovich (2000), a remuneração do desempenho dos empregados, deve ser determinado pelo nível que será medido o desempenho; isto é, se o desempenho individual ou do grupo é que determinará o aumento da remuneração, assim através da remuneração por mérito aumenta a base salarial dos empregados.

O salário nominal representa o volume de dinheirofixado em contrato individual pelo cargo ocupado. O salário real representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe mensal ou semanalmente e correspondente ao poder aquisitivo (CHIAVENATO, 2004).

Chiavenato (2004) trás três tipos de diagnósticos de salário: o salário por unidade de tempo é pago de acordo com o tempo que a pessoa fica à disposição daempresa, à o salário por resultado refere-se à quantidade ou numero de peças ou obras produzidas pela pessoa e o salário por tarefa é uma função dos dois tipos anteriores: a pessoa está sujeita a uma jornada de trabalho ao mesmo tempo que o salário é determinado pela quantidade de pecas produzidas.

O Composto salarial:

2 PROGRAMAS DE INCENTIVOS

Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempodedicado a organização. Isso é necessário, mas insuficiente. É preciso incentiva-lo continuamente a fazer o melhor possível, a ultrapassar o desempenho atual e alcançar metas e resultados desafiantes formulados para o futuro. A remuneração fixa funciona geralmente como fator higiênico e insatisfatório e não consegue motivar as pessoas para a superação da metas e objetivos ou para a melhoriacontinua das atividades. Na verdade, a remuneração fixa foi um produto do inicio do século XX para compensar o trabalho rotineiro e repetitivo dos funcionários em uma época de estabilidade e de permanência. Era uma época em que tudo se repetia infindavelmente. O mundo mudou. E as organizações também. Hoje, a maior parte das organizações bem -sucedidas estão migrando rapidamente para programas deremuneração flexível e variável capazes de monitorar, incentivar e mexer com o brio das pessoas. Os programas de incentivos estão em alta (CHIAVENATO, 2004).

RECOMPENSAS E PUNIÇÕES

Para funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas (isto é, de incentivos e alicientes para estimular certos tipos de comportamentos desejados pela organização) e depunições (isto é, de castigos e penalidades – reais ou potenciais – para coibir certos tipos indesejáveis de comportamento) a fim de balizar o comportamento das pessoas que delas participam (CHIAVENATO, 2004).

O sistema de recompensas inclui um pacote de benefícios que a organização coloca a disposição de seus membros, bem como os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios sãodistribuídos. Não apenas salários, férias, prêmios promoções para posições mais elevadas (com maiores salários e benefícios) são considerados, mas também outras recompensas menos visíveis como garantia de segurança no emprego, transferências laterais para posições que levam a um crescimento, a um desenvolvimento adicional e a várias formas de reconhecimento por um desempenho excelente. Por outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recursos Humanos
  • Recursos humanos (avaliação de desempenho)
  • recursos humanos sistemas avaliação desempenho
  • Avaliação de Recursos Humanos no caso HSBC
  • Trabalho avaliação e desempenho recursos humanos
  • Recursos Humanos
  • Pesquisa sobre recursos para avaliação e compreensão do comportamento humano
  • Avaliação virtual 2 Recursos Humanos Unopar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!