Avaliação de portugues

Páginas: 13 (3077 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
DISCIPLINA – LÍNGUA PORTUGUESA
PROF. ANDRÉA MATTOS
2015.1
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL - EM SALA DE AULA
19 DE MAIO
- Conceito de linguagem, língua e fala
Linguagem
R: Em se tratando da linguagem, ela está diretamente ligada à capacidade humana formada por leis combinatórias e signos linguísticos materializados pela mensagem. 
EX: linguagem, ou seja, por meio de gestos,por um olhar, pela música, dança, pelas obras de arte, como a cultura, escultura e pelos símbolos.

Língua
Denomina-se língua ao sistema linguístico empregado por uma determinada comunidade para a comunicação entre seus membros.
Uma determinada língua é um fenômeno em constante evolução que pode ser descrito desde vários pontos de vista. Um é aquele que se desembocam as gramáticas, que partem dasregras que conformam desta língua tomadas em um instante determinado; assim, por exemplo, é possível fazer uma descrição do português tal qual se conhece na atualidade. A outra perspectiva de estudo é a que toma em conta a evolução histórica, isto é, como os elementos e regras de um determinado idioma variam com o tempo; neste tema cabe destacar que uma determinada língua é um fenômeno emconstante mutação.


Fala
É a utilização oral da língua pelo indivíduo. É um ato individual, pois cada indivíduo, para a manifestação da fala, pode escolher os elementos da língua que lhe convém, conforme seu gosto e sua necessidade, de acordo com a situação, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural em que vive, etc.



Tipologia textual
1. Narração
Modalidade em que se conta um fato,fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento,piada, relato, etc.
2. Descrição
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem doobjeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. É um tipo textual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc. 
3. Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo doautor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
3.1 Dissertação-Exposição
Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia idéias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer.  Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia,textos expositivos de revistas e jornais,  etc.

3.1 Dissertação-Argumentação
Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: sermão, ensaio,monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.
4. Injunção/Instrucional
Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: ordens; pedidos; súplica; desejo; manuais e instruções para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de português
  • Avaliaçao portugues
  • Avaliação de português
  • Avaliação de português
  • avaliação de portugues
  • avaliação de português
  • Avaliação de português
  • Avaliação de Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!