Avaliação de História Contemporânea

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I


PROFA.: Endrica Geraldo – endrica@gmail.com

Aluna: Taynã Tagliati Souza


1. Discuta as características assumidas pelo nacionalismo na Europa, no período entre 1870 e 1918, a partir do capítulo de Eric Hobsbawm. (Referência: HOBSBAWM,Eric. As transformações do nacionalismo: 1870-1918. In: Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 125-157.)

O nacionalismo a partir de 1870 estava tomando novas proporções. O autor coloca três pontos importantes em relação a isso. O primeiro é que foi abandonado o princípio do ponto crítico, não sendo mais necessário levar em conta fatoreseconômicos e territoriais para se ter o direito à autodeterminação. Em vez disso, qualquer grupo que se considerasse uma nação teria direito a, em última instância, um Estado independente. Segundo, a língua e a etnia se tornaram fatores importantes, senão centrais, na identificação de uma nação. Terceiro, a crescente importância do direito a nação e bandeira.

Com essa dimensão designificação do sentimento nacionalista crescendo cada vez mais, cresceram também os movimentos nacionalistas, tanto na Europa quanto no oriente, sobretudo em colônias, nas quais muitas vezes a luta nacionalista se mesclava com a luta antiimperialista. O nacionalismo étnico recebeu das teorias raciais do século XIX um reforço e ao mesmo tempo, uma justificativa.

Sobre a questão da linguagem Hobsbawnafirma que, o ponto principal não são as questões culturais ou de facilidade da comunicação, e sim o poder, no sentido do status que as novas alterações linguísticas viriam trazer. Houve uma certa manipulação da língua quando se instituiu qual era oficial e não oficial, bem como, em muitos casos e ao mesmo tempo, a construção de um outro idioma dentro daquela “nova nação”. As línguas vernáculasaparecem então como “interesses constituídos das classes com menos passagem por exames” (p. 141). Assim, dentro da mentalidade nacionalista, aquele que fala apenas a língua vernácula não é inferior àquele outro que tem um segundo idioma. Entretanto, o fato de uma pessoa que fala um idioma menos universal ou “menos relevante” precisar aprender uma segunda língua para ter melhores chances de alcançaruma determinada posição, e de outra pessoa que fala uma língua “mais relevante” não ter necessidade de aprender uma língua não tão universal, intensifica sentimentos de superioridade por parte daquele que não precisa de uma segunda língua, e de inferioridade e insegurança por parte daquele do lado oposto.

O movimento nacionalista então, assume um caráter que antes não tinha, xenófobo. Tambémentra a questão imperialista, que passa a ser apoiada pelo nacionalismo, tornando-se assim, um movimento de direita. Entretanto, assim como o governo não controlava o nacionalismo, o nacionalismo também não tinha o poder de controlar o governo, mas pode-se afirmar que “a identificação com o Estado era essencial ao nacionalismo pequeno-burguês e classes médias baixas.” (p. 45) Ou seja, sereforçavam mutuamente.

Hobsbawm afirma que, nos 50 anos antes de 1914 todos os nacionalismos tinham um caráter comum: a não admissão do socialismo. Isso se deve pelo caráter internacionalista do movimento socialista, ou, em outras palavras, não-nacionalista. Assim, era óbvio que ambos - nacionalismo e socialismo - eram movimentos antagônicos, e que o avanço de um significava o recuo do outro.Entretanto, o autor adverte que, contrariando o senso comum, vários princípios adotados concomitantemente não significava a rejeição de outros princípios. Vários deles poderiam conviver na mesma pessoa. Apenas quando um desses princípios passou a entrar em choque com os outros, que surgiu o conflito entre eles. Até então, o autor cita vários exemplos de lealdades socialistas e nacionalistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia contemporanea
  • História contemporanea
  • Historia contemporanea
  • historia contemporânea
  • História contemporânea
  • Historia contemporanea
  • historia contemporanea
  • História contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!