Avaliação de formações

Páginas: 5 (1221 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
Composição Básica do Sistema Petrolífero

Rocha geradora: Rocha sedimentar com alto teor de matéria orgânica que, em condições ideais de soterramento (temperatura e pressão), pode gerar hidrocarbonetos.

Migração: Após a geração, o hidrocarboneto é expelido para fora da rocha geradora e se movimenta através de meios porosos e/ou falhamentos/fraturas nas rochas em direção à superfície, podendoencontrar um reservatório trapeado e formar uma acumulação ou, se não encontrar barreiras, pode seguir até a superfície, formando exsudações (vazamentos, “seeps”).

Rocha Reservatório: Rocha sedimentar com porosidade e permeabilidade suficientes para armazenar e permitir o escoamento dos fluidos contidos nos seus poros. As principais rochas reservatórios são os arenitos, formados principalmentepor grãos de areia (quartzo) e os calcáreos (ou carbonatos) que são formados principalmente pelo mineral calcita, que pode se originar de carapaças e esqueletos de organismos vivos ou por precipitação química.

Trapa ou armadilha: Armadilhas ou trapas são conjuntos de rochas reservatórios e selantes, arranjados em estruturas ou outras situações geológicas que permitam a acumulação de óleo ougás. Armadilhas ou trapas são capazes de aprisionar o petróleo após sua formação e migração, evitando que ele escape para a superfície.

Rocha selante ou selo: Rochas selantes são rochas impermeáveis, como o folhelho, as margas e os evaporitos, capazes de impedir a passagem do petróleo durante a migração. A qualidade da rocha selante também depende da sua espessura e da extensão.

Timing:Ocorrência no tempo adequado de todos os elementos e processos do sistema petrolífero (rochas geradoras, geração, migração, rochas reservatórios/rochas selantes e trapeamento), para que a acumulação de petróleo e/ou gás natural possa acontecer. Quando as rochas geradoras começam a formar o petróleo e/ou gás natural, e a migração se inicia, as rochas reservatório e as rochas selantes já devem estardepositadas e arranjadas em trapas ou armadilhas, para que o petróleo gerado e em migração possa ser aprisionado e formar uma acumulação.

Existem dois tipos básicos de armadilhas:
Structural Estruturais traps hold oil and gas because the earth has been bent and deformed in some way. as armadilhas de petróleo e gás, porque a terra tem sido dobrado e deformado de alguma forma. The trap may be a simpledome (or big bump), just a "crease" in the rocks, or it may be a more complex fault trap like the one shown at the right. A armadilha pode ser uma cúpula simples (ou grande galo), apenas "um" vinco nas rochas, ou pode ser uma falha armadilha mais complexos, como a mostrada à direita.

Stratigraphic traps armadilhas estratigráficas are depositional in nature. deposicionais estão na natureza.This means they are formed in place, usually by a porous sandstone or limestone becoming enclosed in shale. Isso significa que eles são formados no local, geralmente por um arenito poroso ou calcário se fecha em xisto. The shale keeps the oil and gas from escaping the trap, as it is generally very difficult for fluids (either oil or gas) to migrate through shales. O xisto mantém o óleo eo gás deescapar da armadilha, como é geralmente muito difícil para os fluidos (óleo ou gás) para migrar através de folhelhos.

Here are four traps. Seguem-se quatro armadilhas. The anticline is a structural type of trap, as is the fault trap and the salt dome trap. O anticlinal é um tipo de armadilha estrutural, como é a armadilha a armadilha de falhas e domo de sal.
The stratigraphic trap shown wasformed when rock layers at the bottom were tilted, then eroded flat. A armadilha estratigráfica mostrado foi formada quando as camadas de rocha no fundo estavam inclinados, em seguida, erodidos plana. Then more layers were formed horizontally on top of the tilted ones. Então mais camadas foram formadas na horizontal no topo dos mais inclinado. The oil moved up through the tilted porous rock and...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de Formações
  • AVALIAÇÃO DE FORMAÇOES
  • Formaçoes
  • Formações
  • As formaçoes das voçorocas
  • Formações Imaginárias
  • Formações vegetais
  • Formações Romanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!