Avaliação de Empresas

Páginas: 50 (12408 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013
Avaliação de empresas
Na administração, a avaliação de empresas e negócios consiste no processo usado para o apuramento do valor de uma determinada entidade, seja ela comercial, industrial, de serviços ou ainda de investimento, que tem como intuito exercer uma atividade econômica.
Existem diversos modelos e variadas técnicas, simples ou mais complexas para o apuramento do valor da empresa,residindo no entanto a complexidade de apuramento sobretudo nos valores subjetivos que revestem a avaliação, pois o valor de uma empresa é em última análise o equilíbrio entre o que o vendedor aceita como preço perante todas as alternativas de que dispõe, e o que o comprador estiver disposto a pagar, que poderá incluir além do valor de mercado esperado, o Goodwill envolvido na aquisição.
Avaliarsignifica apurar ou estimar o valor de determinada coisa, assim avaliar é sem dúvida um processo bastante subjetivo, pois depende de um conjunto vário de condicionantes alguns deles deveras subjetivos como por exemplo: as características do avaliador, a finalidade da avaliação (compra, venda, fusão, liquidação), do contexto econômico, social e político em que a avaliação é realizada, bem como dosdiversos modelos de avaliação existentes.
Valor e preço
O preço é a expressão numérica do valor de troca, expressão vulgarmente utilizada em economia para refletir a quantidade de unidade monetária necessária para que se verifique a troca, no se esgotando no entanto a noção de valor neste contexto, como é exemplificado pelo Professor J. Carvalho das Neves no seu livro "Avaliação de Empresas eNegócios" na pag. 4 "um computador com um processador 386 não tem valor de troca; portanto, o seu preço ou valor de troca é nulo. No entanto, tem valor de uso, na medida em que, estando em funcionamento, é utilizado para processar textos e folhas de cálculo, pelo que acrescenta valor". Desta forma, considera-se valor, ao valor de uso do bem, à sua utilidade. O bem pode já não ter valor detroca/mercado, mas ter ainda valor de uso pois permite ainda gerar valor com a sua utilização para além do seu tempo de vida esperado e até após ser já considerado obsoleto. Ao preço, atribui-se a designação de valor (monetário) de troca, valor pelo qual o vendedor está disposto a vender o bem e o comprador está disposto a comprá-lo.
Valor de mercado (esperado)
A definição de valor de mercado traduz o valorpelo qual uma empresa poderia ser transacionada no mercado que seja competitivo e aberto para uma troca justa entre vendedor e comprador, sendo ambos conhecedores do negócio, prudentes e sem urgência em efetuar o negócio, embora interessados e dispondo de alternativas.
Estão envolvidos fatores internos à empresa como a qualidade dos seus recursos humanos, produtos e imagem da empresa, assim comofatores externos à mesma como são exemplos a concorrência, regulamentação do setor e tendências da econômia em geral.
Valor intrínseco ou de rendimento
O valor intrínseco ou de rendimento representa uma opinião de valor produzida por um avaliador, baseada na percepção das características inerentes ao investimento, através do método do valor esperado fluxos de caixa atualizados oudos lucros supranormais.
Não é tomada em consideração a existência de um investidor específico e quando congrega a opinião de todos os investidores, o valor intrínseco acaba por se transformar em valor de mercado.
Valor fundamental
O valor fundamental é uma perspectiva utilizada no mercado de capitais com o pressuposto de que o valor intrínseco de uma ação pode ser determinado através da avaliação rigorosa dealgumas variáveis fundamentais como o lucro, os dividendos, a estrutura financeira, as perspectivas de mercado ou a qualidade da gestão entre outras. Não pressupõe a existência de um investidor/comprador específico.
O valor fundamental é usado para comparação com os preços de cotação e consequente tomada de decisão:
Se a cotação estiver acima do valor fundamental, a decisão passa por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação empresa
  • Avaliação de empresas
  • Avaliação de Empresa
  • Avaliação de empresas
  • AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
  • Avaliação de empresas
  • avaliação empresas
  • AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!