Avaliação de Desempenho Empresarial

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2014

Matriz de atividade individual*







Introdução

Neste trabalho iremos avaliar e classificar as possíveis causas para que grande parte das empresas brasileiras de capital aberto possuam dificuldades de gerar valor para seus acionistas. Para isto levaremos em conta, não somente, o valor gerado pelas empresas, mas também custo de oportunidade para os acionistas e as flutuações novalor de mercado das empresas.

Possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criarem valor

Nos artigos sugeridos para atividade (CAMBA 2004 e NAPOLITANO 2005) fica clara a dificuldade que a grande maioria das empresas brasileiras de capital aberto possui em gerar valor. Podemos resumir os artigos e separar na opinião dos autores citados no artigo os principais fatoresconsiderados como determinantes na incapacidade dessas empresas em criarem valor.

1) O baixo foco na remuneração do acionista.
2) Altos valores de juros.

Segundo o artigo os professores Alexandre Assaf Neto e Oscar Malvessi citam a cultura corporativa como principal causa do baixo foco na remuneração do acionista. Vejamos:

“A cultura corporativa do Brasil é muito focada em lucro e emativos reais, mas isso tem de começar a mudar, diz Alexandre Assaf Neto, professor responsável pela pesquisa da USP.” (NAPOLITANO 2005)

O que o professor Assaf Neto está querendo focar aqui é a cultura corporativa está apenas focando na capacidade de gerar lucro, sem levar em conta os custos de oportunidade dos investimentos efetuados naquela operação. O que ele quer dizer, portanto é que nãopodemos considerar apenas o lucro gerado pela empresa, mas é necessário descontar deste lucro os retornos possíveis se o capital estivesse ao invés de aplicado na empresa, estivesse aplicado, digamos, em fundos de renda fixa ou outros investimentos

Se por um lado observamos um baixo foco na remuneração do acionista, ignorando os custos de oportunidade que estes estão arcando, temos no Brasil umcaso ainda mais atípico. Aqui os custos de oportunidades foram e ainda são enormes, devido aos altos valores de juros. Os juros brasileiros apresentam uma baixa elasticidade em relação a inflação, sendo assim é necessário garantir que os juros estejam altos para contar possíveis altas na inflação (FONSECA e OREIRO 2005), como aponta Oscar Malvessi:

“Ele lembra que mensurar essa relação é aindamais importante em países como o Brasil, em que o custo de capital de terceiros – empréstimos e financiamentos – é alto e pode comprometer a eficiência.” (CAMBA 2004).

Desenvolvimento

Para compreender a razão pela qual Oscar Malvessi e Alexandre Assaf Neto consideram que a grande maioria das empresas de capital aberto no Brasil não cria valor é necessário entender suas premissas. Para seusestudos Oscar Malvessi utiliza o conceito de EVA (Economic Value Added) e MVA (Market Value Added) e o explica da seguinte forma:

“O EVA é conceitualmente definido como o NOPAT (Net Operating Profit after Taxes – Lucro Operacional após o Imposto de Renda) deduzido do respectivo WACC (Weighted Average Cost of Capital – Custo Médio Ponderado de Capital).

O WACC deve representar o efetivo custo docapital que foi operacionalmente utilizado para produzir o resultado econômico obtido” (MALVESSI 2000)

Para facilitar nossa compreensão, observemos também a explicação mais didática apresentada pela apostila do curso de Gestão Financeira da Faculdade Getúlio Vargas:

“Para haver EVA, é necessário que os investimentos realizados pela empresa gerem um retorno – retorno sobre o investimento –que exceda o custo médio ponderado dos capitais, empregado para financiar esses investimentos.” (SALIM 2013)

Dessa forma podemos compreender o EVA como o retorno financeiro de um investimento comparado ao retorno médio que este investimento teria se fosse alocado em outro lugar. Apesar de ambas as explicações acima estarem falando da mesma coisa, a escolha das variáveis para o cálculo são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de desempenho empresarial
  • AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL
  • AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Avaliacao de desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!