Avaliação das evoluções

322 palavras 2 páginas
Atividade de Avaliação a Distância

Questão 01

O texto em questão apresenta uma função referencial ou denotativa, pois é centrada no referente, oferecendo informações sobre a realidade, prevalecendo o uso da terceira pessoa do singular, abordando temas concretos, exemplo: ” A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob forma de pequenos sólidos piramidais de base retangular...”.

Em relação ao nível de linguagem, o texto nos oferece uma linguagem culta ou padrão, pois se apresenta com terminologia especial, caracterizando-se pela obediência as normas gramaticais, exemplo: ” ...quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas”.

O fator que determina a variação do texto é a variação estilística,pois foca-se no nível de educação, considerando o indivíduo em diferentes circunstâncias de comunicação.

Questão 02

A) A ambigüidade está: “Promotor usa informática para reproduzir homicídio”.

B) Interpretação adequada: “Promotor, através da informática, tenta reproduzir a cena do homicídio”.

Questão 03

A) A pressuposição está em ” ...pretendiam passar vários dias...”, ou sejam, desde que chegaram já desejavam ficar vários dias assistindo a palestra.

B) Neste caso, a informação implícita é que o marido, independente da resposta, ama a esposa, seja linda ou feia.

Questão 04

A) Nesta frase, existem dois segmentos de textos que são opostos, não podendo de ligar-se pelo elemento “portanto”, que dá uma idéia de consequência.

Joana mora no Rio de Janeiro há cinco anos, mas ainda não conhece o Corcovado.

B) Nesta frase, o elemento a ser utilizado, é aquele que apresente uma conclusão ou conseqüência.

O livro que a professora de literatura mandou comprar já está esgotado, pois foi publicado há três semanas.

C) Nesta frase, o elemento conectivo que

Relacionados