Avaliação da remoçã de corantes

Páginas: 18 (4404 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Carlos Eduardo Schmidt

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE REMOÇÃo DE CORANTES UTILIZANDO POLIPROPILENO PÓS-CONSUMO COMO MATERIAL ADSORVENTE

Santa Cruz do Sul, julho de 2008
Carlos Eduardo Schmidt

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE REMOÇÃo DE CORANTES UTILIZANDO POLIPROPILENO PÓS-CONSUMO COMO MATERIAL ADSORVENTE

Projeto de Trabalho deConclusão de Curso II apresentado ao Curso de Química Industrial da Universidade de Santa Cruz do Sul, para obtenção do título de Bacharel em Química Industrial.

Orientadores: Profa. Dra. Adriane Lawisch Rodríguez e Profa. Ms. Cláudia Mendes Mählmann.

Santa Cruz do Sul, julho de 2008

À minha mãe, Soeli, por ter acreditado na minha capacidade.AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus, por guiar meus passos e iluminar os meus caminhos.
À minha família, em especial à minha mãe Soeli, pela oportunidade de estudo. Foram eles que sempre estiveram presentes nessa caminhada, me apoiando, incentivando e trazendo palavras de conforto e confiança nos momentos difíceis. Agradeço pelas diversas vezes em que acreditaram no meupotencial, apoiando de forma financeira, psicológica ou com seu amor. Todas as minhas conquistas têm os seus traços, pois sei que muitas vezes abriram mão de seus sonhos em prol dos meus.
As minhas orientadoras, Adriane e Cláudia, pela paciência e atenção durante a execução deste trabalho, que não mediram esforços na busca de me ensinar como encontrar o melhor de meu trabalho.
A todos osprofessores pelos ensinamentos e amizade, e que se dedicaram à formação de seus alunos e ao seu próprio crescimento junto a eles.
A todos os meus amigos, que mesmo às vezes distantes, sempre estiveram ao meu lado demonstrando carinho, amizade, companheirismo.
E a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho.

“....então quando vocêsentir que acabou a esperança,
Olhe dentro de você e seja forte
E você finalmente verá a verdade
Que há um herói em você...”
(Mariah Carey, Hero)

RESUMO

A adsorção é uma das técnicas que tem sido empregada com sucesso para remoção efetiva da cor. Oprimeiro passo para um processo de adsorção eficiente é a escolha de um adsorvente com alta seletividade, alta capacidade, longa vida, porém, o mais importante é a área superficial interna e porosidade elevada, o que o torna capaz de adsorver as moléculas. O foco deste trabalho visa obter um adsorvente alternativo, a partir de plásticos pós-consumos. A matéria-prima para essa produção foi o polímeropolipropileno. Para o estudo foi aplicada a técnica de batelada e foram feitas variações do pH (7; 8; 9) e massa de adsorvente (0,5 g, 1,0 g, 1,5 g e 2 g). A adsorção pelo polipropileno pós-consumo foi de 6,4 a 15,6%, na faixa de estudo de pH 7-9. A capacidade de adsorção (qe) variou em relação ao aumento da dosagem do adsorvente. Como a dosagem do adsorvente aumentou de 0,5 a 2 g L-1, a capacidade deadsorção do polipropileno pós-consumo variou na faixa entre 0,0274 mg g-1 e 0,042 mg g-1. A distribuição dos dados na equação de Langmuir não foram efetivas, indicando que provavelmente as interações entre o corante e a superfície do polipropileno pós-consumo, não devem ser fortes ou que existam poucos sítios disponíveis para este tipo de interação e, ainda, ocorram interações entre as moléculasdo corante que influenciam a adsorção. Os dados não se ajustaram também a equação de uma reta traçada no gráfico log Ce versus log qe, para ser caracterizada com o modelo da isoterma de Freundlich. Entretanto, quando se carrega o polipropileno com rodamina B, ocorre o surgimento de picos característicos do polipropileno pós-consumo, bem como, do corante em estudo, indicando que, apesar de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corantes
  • Corantes
  • corantes
  • Corantes
  • Corantes
  • Corantes
  • Corantes
  • corantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!