Avaliação da Qualidade de Vida em pacientes com VIH/SIDA em Luanda - Angola: sua relação com estratégias coping, suporte social e adesão terapêutica

15471 palavras 62 páginas
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES
COM VIH/SIDA EM LUANDA-ANGOLA: SUA RELAÇÃO
COM ESTRATÉGIAS COPING, SUPORTE SOCIAL E ADESÃO
TERAPÊUTICA.

Matilde de Jesus Furtado Paulo Quinta

Dissertação apresentada ao ISMT para obtenção do grau de Mestre em Psicologia
Clínica Ramo de Psicoterapias e Psicologia Clínica
Orientadora: Professora Doutora Margarida Pocinho

Coimbra, Outubro 2013

DEDICATÓRIA
É bom chegar ao final de uma escalada e colher os frutos da conquista, mas não nos podemos esquecer que cada escolha pressupõe uma perda. Cada minuto longe de vocês foi uma grande ausência que só o conforto de Deus me consolava.
Neste sentido dedico este trabalho:
À Deus Todo Poderoso pela sabedoria e por proporcionar-me esta oportunidade, para que doravante possa melhor intervir e ajudar aqueles que de mim precisarem e aproveitar intensamente todos os momentos perdidos com à minha família.
Ao meu Pai (in memoriam) e a minha Mãe, fonte inesgotável de amor incondicional, por nos terem transmitido o valor do estudo e a importância de procurarmos vencer as adversidades da vida através do conhecimento permanente, pelo incentivo e exemplo de luta e perseverança desde a mais tenra idade, por me terem educado e motivado na busca pelo crescimento como pessoa.
Aos meus filhos, Miller, Amílcar e Utima - paixão e amores minha da vida, por percorrerem comigo caminhos de muitas dores, flores e cores, fazendo com que pudesse ver a vida mais leve e bonita e, por todas as vezes que conseguiram compreender as razões da minha ausência nos momentos em que mais precisaram de mim ao longo destes dois anos de formação em Portugal.
À todos os pacientes com quem interagi e continuarei a interagir, tanto em Angola, quanto em
Coimbra- Portugal, que pela partilha de suas vivências me inspiram a cultivar o conhecimento e me impulsionam o desejo de que o crescimento pessoal e profissional continue incessantemente,

À todos vós em especial, dedico esta

Relacionados

  • Estudo sobre a prevalência de ptsd e crescimento pós-traumático em mulheres seropositivas atendidas numa maternidade
    20333 palavras | 82 páginas