Avaliação da obra O retrato de Dorian Gray

Páginas: 8 (1861 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014
 AVALIAÇÃO DA OBRA “O RETRATO DE DORIAN GRAY”
Wilde, Oscar, 1854-1900
O Retrato de Dorian Gray / Oscar Wilde: tradução de Oscar Mendes – São Paulo: Abril Cultural, 1981.

Oscar Fingall O’Flahertie Wills Wilde nasceu em 16 de outubro de 1854, em Dublin, e faleceu em 1900 em Paris. Era um dos maiores escritos inglês, mas de origem Irlandesa, do século XIX. Estudou na Trinity College de Dubline em 1874, ingressou em Oxford.
Teve diversos obras como, O Príncipe Feliz e Outros Contos (1888), O crime de Lord Arthur Savile e Outras Histórias (1891), Uma Casa de Romãs (1892), O Leque de Lady Windermere (1892), Uma Mulher sem Importância (1893), Um Marido Ideal (1895), A Importância de Ser Ernesto (1895). O Retrato de Dorian Gray (1891) foi um de seus maiores sucessos e também seu únicoromance.
Wilde era famoso não só pelas autenticidades de suas obras e as sátiras aos costumes da Era Vitoriana, mas também pelos seus costumes excêntricos como cabelos compridos, roupas vistosas, gosto por flores e porcelanas, e suas tendências homossexuais, que eram consideradas para época abusivas e imorais.
Casou-se em 1884, e teve 2 filhos, mais tinha uma relação com um jovem, Alfred Douglas,e por isso, foi condenado a dois anos de trabalho forçado por corrupção de menor. Depois disso, sua fama havia desmoronado, suas obras e peças recolhidas de cartazes, estava abalado mentalmente, mudou-se para Paris, onde alterou seu nome para Sebastian Malmoth, e depois veio a falecer.

O RETRATO DE DORIAN GRAY
A obra tem como cenário principal Londres, e retrata a história de Dorian Gray, opersonagem central e principal do livro, um jovem rico, de aparência invejável e ingênuo, que num belo dia conhece Basílio Hallward, um pintor e artista moralmente correto que vê em Dorian uma inspiração que o leva a busca da perfeição, de tal forma que o leva a pintar o retrato de Dorian com tanta exatidão, que é capaz de captar a alma dele.
Lorde Henry Wotton, é um homem extremamenteinteligente, irônico, cativante, perspicaz, e possui grande vivência, sendo capaz de exercer forte influência sobre as pessoas, e vê em Dorian um desafio na sua inocência. Basílio tenta evitar este encontro, mais não consegue.
Henry conhece Dorian, que fica admirado pelas ideias e perspectivas que o Lorde tem. Nesse mesmo encontro, Basílio termina o retrato de Dorian, o que julga ser o seu melhor e maisadmirável trabalho, e logo Lorde Henry exalta a beleza de Dorian e afirma que o único propósito que vale a pena perseguir é o do prazer e da beleza.
"o senhor dispõe só de alguns anos para viver deveras, perfeitamente, plenamente. Quando a mocidade passar, a sua beleza ir-se-á com ela; então o senhor descobrirá que já não o aguardam triunfos, ou que só lhe restam as vitórias medíocres que arecordação do passado tornará mais amargas que destroçadas"
Dorian passa a olhar a obra pronta, de um modo diferente, se dando conta de como será triste envelhecer e ver que o quadro sempre terá a sua beleza juvenil, e nesse momento, expressa seu desejo de trocar de lugar com o quadro, permanecendo sempre jovem, e que faria qualquer coisa para ter isso.
“Como é triste – murmurou Dorian, com os olhosfixos ainda no seu retrato. – Como é triste! Tornar-me-ei velho, horrível, espantoso. Mas este retrato permanecerá sempre jovem. Não será nunca mais velho do que neste dia de junho... Se ocorresse o contrário! Se eu ficasse sempre jovem, e se este retrato envelhecesse! Por isso – por isso – eu daria tudo! Sim, não há nada no mundo que eu não desse! Daria até a minha própria alma!”
Depois dessaspalavras, a vontade dele se torna realidade, tornando esse pacto real, e a partir de então, sua aparência física não se modifica mais, porém, o retrato passa a sofrer todas as mudanças e cicatrizes, conforme sua alma vai se degenerando devido as suas atitudes.
Certo momento, ele conhece Sibyl Vane, uma atriz por quem se apaixona e pede em casamento. Ambos estão apaixonados e ele vai visitá-la...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O narcisimo na obra o retrato de dorian gray
  • Artigo Importância da obra o Retrato de Dorian Gray
  • O Retrato de Dorian Gray
  • O retrato de dorian gray
  • Filosofia- O retrato de Dorian Gray
  • O Retrato de Dorian Gray
  • O retrato de Dorian Gray
  • O Retrato De Dorian Gray 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!