Avaliação da integridade da semente na germinação

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
608965-121920Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Ciências Humanas/ Campus VILicenciatura em Ciências Biológicas
Elizabette Cristina Silva Cunha
Érmesson Douglas Morais Brito
Elane Silva de Souza
Avaliação da integridade da semente na germinação
Caetité
2013
INTRODUÇÃO
A germinação é o conjunto de fenômenos que ocorrem nas sementes e originam a planta. Na maioria dasmonocotiledóneas - plantas cujas sementes têm um só cotilédone - as reservas encontram-se fora do cotilédone - sementes com albúmen - enquanto na maioria das dicotiledôneas - plantas cujas sementes têm dois cotilédones - as reservas estão armazenadas nos cotilédones - sementes sem albúmen.
Passado um tempo de repouso variável (dormência), durante o qual as manifestações vitais são muito atenuadas(vida latente), as sementes podem germinar. A germinação implica grande absorção de água (embebição) e ruptura do tegumento da semente, permitindo assim o crescimento da plântula, representada por uma radícula, um caulículo e uma gêmula, que originarão, respectivamente, a raiz, o caule e as folhas.
A germinação denomina-se epigeia quando o caulículo cresce muito na zona abaixo dos cotilédones,que por esse motivo saem para fora da terra. Os cotilédones ficam verdes, efetuando a fotossíntese. É o que acontece na germinação do feijão. A germinação denomina-se hipógea quando o caulículo cresce apenas na região acima dos cotilédones, que, ainda protegidos pelo tegumento, se mantêm enterrados no solo. É o que acontece na germinação da ervilha.
A germinação da semente depende de váriosfatores, tanto externos como internos. Dos fatores externos ou ambientais têm maior importância: a água, a temperatura e a presença de ar.
Sem a presença de água nenhuma semente pode germinar. A água é indispensável para que ocorra a dilatação dos cotilédones que fará rebentar o tegumento. A água também é importante para a embebição das células, que sem a sua presença não poderão iniciar os fenômenosenzimáticos.
As sementes não podem germinar se a temperatura do meio não se mantiver entre valores extremos. A temperatura mais favorável é da ordem dos 150 C a 250 C. As temperaturas externas convenientes diferem de espécie para espécie. Para o trigo, por exemplo, é de 10 C a 420 C; para a cevada, de 50 C a 370 C; para a ervilha, de 60 C a 280 C; para o feijoeiro, de 90 C a 280 C, etc.
Umasemente pode ser conservada sem a presença do ar ou até mergulhada num gás inerte como o azoto. Contudo, quando inicia a germinação tem necessidade absoluta de oxigênio para as reações químicas que permitem a transformação das reservas em nutrientes. Os fenômenos respiratórios intensificam-se à medida que a plântula se desenvolve. É por isso que o solo deve ser lavrado (arejado) antes das sementeiras.Outro agente externo que contribui para uma boa germinação é a luz, cuja ausência não impede, em geral, a germinação, mas é indispensável a um correto desenvolvimento da plântula. O fator interno que influencia uma boa germinação é o estado da semente, que deve estar madura, desidratada e com reservas acumuladas suficientes.
Este relatório tem por objetivo, mostrar os passos ocorridos naexperimentação das sementes em laboratório, integridade e seu tempo de germinação.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
30 sementes de feijão
3 conjuntos de placa Petri
3 folhas de papel filtro
1 lâmina
Após exposição de aula teórica sobre germinação, o orientador direcionou a turma até o laboratório, onde começamos a realizar os experimentos. As sementes de feijão foram divididas em três grupos de 10cada e uma placa de Petri para cada grupo. Em um grupo foi realizado um corte transversal em cada semente, no segundo grupo, um corte longitudinal em cada semente e no terceiro grupo as sementes ficam intactas.
O interior das três placas foram forradas com papel filtro e depois umedecidas com água em temperatura ambiente. Cada placa recebeu um grupo de sementes e foi lacrada com uma tampa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • germinação de sementes
  • germinação de sementes
  • Germinação de sementes
  • Germinação de sementes
  • Germinação da semente
  • germinação de sementes
  • A germinação das sementes
  • germinação de sementes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!