Avaliação da aprendizagem

Páginas: 12 (2904 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
1



Compreendendo a avaliação



A avaliação da aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente. Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o professor está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Assim, a avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece ao professor indicações de como deve encaminhare reorientar a sua pratica pedagógica, visando aperfeiçoá-la. È por isso que se diz que a avaliação contribui para a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino.[1]




Este trabalho de pesquisa tem por objetivo principal compreender como o processo avaliativo pode auxiliar no processo de aprendizagem e não apenas auxiliar, mas colocar o processo avaliativo a serviço da aprendizagem einstrumentalizar os docentes da educação básica para avaliação.

Há necessidade que a pratica docente seja desenvolvida com proficiência e se assim suceder, teremos ótimos resultados em avaliação, pois creio que o planejamento define os resultados e os meios a serem atingidos; à execução constrói os resultados e por fim a avaliação que é o foco do trabalho serve de instrumento de verificação dosresultados obtidos em todo o planejamento.

Acredito por esta perspectiva, que a avaliação não existe sozinha, é uma atividade subsidiária e articulada com a execução. Ela não subsiste por si mesma e só faz sentido enquanto diagnostica a execução e os resultados que estão sendo buscados e obtidos.

Segundo LUCKESI[2] a avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados e não ummétodo de classificação, onde se executa a atividade como se existisse independente do projeto pedagógico e do processo de ensino, fazendo com que apenas se tenha um amontoado de notas e conceitos a respeito dos alunos.

A avaliação deve ser diagnosticada para que cumpra a função de melhoria dos resultados no aprendizado e desenvolvimento do educando e dessa forma viabilizando tomadas de decisõesem função da construção de resultados esperados.

Devido esta necessidade em entender o processo avaliativo como um auxiliar na construção da aprendizagem, inicio meu estudo baseado em publicações de grandes profissionais da área de ensino, cujo principal objetivo é, através dos resultados da educação, articular o indivíduo com a sociedade, de modo que sejam formados cidadãos.A avaliação da aprendizagem não é e não pode continuar sendo a tirana da prática educativa, que ameaça e se submete a todos. Chega de confundir avaliação da aprendizagem com exames. A avaliação, é amorosa, inclusa, dinâmica e construtiva, diversa dos exames, que não são amorosos, são “excluintes”, não são construtivos, mas classificatórios.A avaliação inclui, traz pra dentro; os examesselecionam, excluem, marginalizam.[3]



1.a – Concepções da Avaliação



No que diz respeito à concepção da avaliação educacional há muita polêmica entre estudiosos do assunto, porém a concepção de POPHAM atende um grau maior de concordância entre eles.

Embora venha ocorrendo algumas diferenças de opinião através dos anos, a maioria dos educadores concebe a avaliaçãoeducacional como operação na qual a qualidade de uma iniciativa educacional é julgada. Em outras palavras, para a maior parte dos educadores o termo avaliação significa o julgamento do valor de uma iniciativa organizacional.[4]

De acordo com TABA[5], é possível aplicar o termo avaliação em diferentes processos.

O termo avaliação também pode ser utilizado para descrever um processo que inclui coletade evidências sobre o cumprimento dos objetivos, resultados com bases nessas evidências e a apreciação delas à luz dos objetivos.

Assegura PAVÃO (1999, p. 15) que “a avaliação pode ser concretizada em diferentes níveis e por partes de diferentes categorias profissionais”.

Mas quando consideramos o currículo escolar como um plano para o desenvolvimento cognitivo do aluno, devemos observar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • avaliação da aprendizagem
  • Avaliação da aprendizagem
  • Avaliação e aprendizagem
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Avaliação da aprendizagem
  • Avaliação das aprendizagens
  • Avaliação da aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!